As maiores trilobites do mundo
Um geoparque é um território com um património geológico de excepcional importância, reconhecido como tal pela Rede Europeia e Rede Global de Geoparques da UNESCO, e tem como principais objetivos a geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentável e o turismo. O geoparque destaca-se por albergar os maiores fósseis de trilobites do mundo, animais marinhos com cerca de 465 milhões de anos, e por possuir fenómenos geológicos como as Pedras Parideiras, rochas graníticas com discos incrustados que, por força da erosão, se soltam da pedra-mãe. Diz a lenda que dormir com uma destas pedras debaixo da almofada aumenta a fecundidade.
Nas Montanhas Mágicas estão inventariados 78 geossítios. Trata-se de locais de interesse geológico que se destacam pelo seu relevante valor científico, didático e turístico. Na Serra da Freita, onde se localiza o geossítio das Pedras Parideiras encontra-se, também, a célebre Frecha da Mizarela, uma das maiores cascatas da Europa, com cerca de 75 metros de altura. Não longe descobrimos o geossítio das Pedras Boroas do Junqueiro, dois blocos graníticos que lembram boroas (ou broas) de milho.
No Vale do Paiva, há a destacar os Passadiços do Paiva, um lugar de destaque no panorama das Montanhas Mágicas, Trata-se de uma infraestrutura em madeira, com cerca de oito quilómetros, que nos permite acompanhar de perto o rio Paiva, um dos mais belos e selvagens do país. Graças aos passadiços os visitantes podem percorrer desfiladeiros íngremes e aceder a lugares onde não seria possível chegar de outra forma.