Barcelos vai reabilitar edifício para apoio aos peregrinos
A Câmara Municipal de Barcelos vai reabilitar um edifício para apoio aos peregrinos, uma obra que tem como objectivo valorizar o Caminho de Santiago na sua passagem pela cidade de Barcelos.
O edifício situa-se no centro histórico da cidade e a sua construção data do início do século XIX. Reflecte um inegável valor patrimonial, devido à sua natureza arquitectónica e, sobretudo, pelo enquadramento com diversos monumentos nacionais, designadamente o edifício do Solar dos Pinheiros, as ruínas do Paço dos Duques de Bragança, a Igreja Matriz de Barcelos e o Pelourinho, todos monumentos nacionais.
Este “Help Point” será um espaço onde os caminheiros e peregrinos poderão recolher informações sobre a cidade de Barcelos e a região, ao mesmo tempo que será feita a monitorização do Caminho de Santiago.
O edifício será dotado de uma sala de recepção e estar, zona de informação multimédia/internet, minibar de apoio com bebidas quentes e frias, montra de lembranças e de artesanato local, sala de exposições, bem como, instalações sanitárias. De forma a tirar partido do logradouro e dos vãos existentes, será construído um passadiço, que permitirá usufruir de um pequeno jardim localizado nas traseiras do edifício e, em simultâneo, ter acesso directo para o jardim público situado sobre o parque de estacionamento subterrâneo.
Sendo Barcelos uma cidade de referência na salvaguarda da identidade do Caminho de Santiago e na aplicação de boas práticas de acolhimento e de apoio ao peregrino, o surgimento desta estrutura pretenderá dinamizar e valorizar a ligação da cidade com o peregrino e com o próprio Caminho.
O edifício, que se encontra actualmente em ruínas, está inserido num terreno com cerca de 163 metros quadrados. Tem dois pisos acima da cota de soleira, uma área de implantação de 123 metros quadrados e uma área bruta de construção de aproximadamente 246 metros quadrados. Conta, ainda, com um logradouro, com cerca de 40 metros quadrados.