“Braga sucede a Gondomar. Segue-se Lisboa…”

“Braga sucede a Gondomar. Segue-se Lisboa…”
Fotografias: CED 2018

A Cidade Europeia do Desporto (CED) é um título atribuído pela Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe) que tem como objectivo promover as boas práticas neste sector e reconhecer as administrações públicas locais que se destacam pela qualidade e empenho das suas intervenções no desenvolvimento do desporto.

O título é atribuído a cidades que tenham um entre os 25 mil e 499.999 habitantes e resulta de uma apreciação de candidaturas por parte da ACES Europe, que posteriormente faz deslocar a cada uma das cidades proponentes uma equipa de avaliação para analisar as instalações e os respectivos programas.

Gondomar foi Cidade Europeia do Desporto em 2017. Durante um ano acolheu cerca de 400 eventos desportivos: 25 internacionais, 64 nacionais e 302 regionais e locais. Pela cidade passaram mais de 78 mil atletas, num total de 3.605 horas de desporto, distribuídas por 53 modalidades.

Lisboa, por seu lado, vai ser Capital Europeia do Desporto, mas em 2021. Trata-se de um título ainda mais importante, atribuído a cidades com mais de 500 mil habitantes. A capital portuguesa venceu pela experiência na organização de grandes eventos internacionais, como a final da Liga dos Campeões, em 2015, a Volvo Ocean Race ou a Web Summit, mas também por ter um parque desportivo, espaços verdes muito valorizados e uma grande margem de progressão no aumento da prática desportiva entre a população (estimada em cerca de 30%).