DESTINATURE integra signatários de lançamento da Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo
Apresentada no dia 4 de novembro, na COP 26 Cimeira do Clima 2021, a “Declaração de Glasgow para a Acção Climática no Turismo” une o sector do turismo num caminho de acção catalisadora de soluções colaborativas para este desafio global, alinhando de forma transversal as empresas e destinos com esse compromisso.
A Declaração de Glasgow destaca a necessidade de reforço da acção climática no sector do turismo, em linha com o compromisso de redução de pelo menos 50% de emissões nesta década e de descarbonização total, o mais depressa possível, antes de 2050.
Como signatária da “Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo”, a DESTINATURE compromete-se em alinhar as suas actividades com as recomendações científicas mais recentes, para que se evite um aumento da temperatura do planeta superior a 1.5°C até 2100, comparativamente aos níveis pré-industriais.
Da mesma forma, reforça o seu compromisso com a implementação de um plano interno de acção climática, que será definido sobre as 5 vias estabelecidas pela Declaração: Medir, Descarbonizar, Regenerar, Colaborar e Financiar, do qual será prestado publicamente o respectivo progresso, com periodicidade anual.
Sendo uma rede colaborativa que reúne cerca de 200 consorciados públicos e privados, cuja actividade se centra no foco temático do Turismo de Natureza, a partir da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE iNature, a DESTINATURE desenvolverá este trabalho num espírito colaborativo, partilhando soluções e boas práticas e disseminando informação.
Como consta da Declaração: “Uma transição para o objectivo de Zero Emissões até 2050 apenas será possível se a recuperação do sector turístico acelerar a adopção de práticas sustentáveis de consumo e produção e centrar a nossa definição futura de sucesso além do valor económico, particularmente na regeneração de ecossistemas, biodiversidade e comunidades”.
A implementação da Declaração de Glasgow é liderada pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, em colaboração com a Travel Foundation e a iniciativa Tourism Declares a Climate Emergency, no âmbito do Programa de Turismo Sustentável One Planet.