Do Douro ao Marão Dobramos a esquina
Ana Moura é o grande nome da 28ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião, que vai realizar-se de 29 de Julho a 7 de Agosto.
Em Santa Marta de Penaguião já houve dias mais calmos, mas estes são de correria desenfreada, ansiedade e expectativa. A Semana Cultural está quase a começar e ninguém quer faltar ao acontecimento mais importante da vila.
O concerto da fadista Ana Moura, no dia 5 de Agosto, é um dos pontos altos do programa, sempre muito animado, que ano após ano alia a tradição à inovação, a gastronomia ao vinho, o associativismo aos costumes. Tudo começa a 29 de Julho, feriado municipal e dia da padroeira da Região Demarcada do Douro, Santa Marta. Pelas 18:30, um cortejo etnográfico percorre as ruas da vila de Santa Marta de Penaguião mostrando a cultura e tradição deste concelho com o tema Dobramos a Esquina.
Às 22h00 inicia-se a representação da Lenda de Santa Marta nos paços do concelho. Todas as associações culturais do concelho participam nesta recriação.
A lenda de Santa Marta conta que um tal Conde de Guillon invadiu aquela região e mandou queimar a capela de Santa Marta. Enquanto as brasas arrefeciam, a santa apareceu ao Conde castigando com a plantação de uma vinha. Ele recusou-se e a seus pés apareceu um corvo, um reconhecido símbolo de mau agouro naqueles tempos. Perante o corvo, o conde resignou-se ao seu castigo. O trabalho na vinha trouxe-lhe felicidade pois nunca tinha produzido nada na vida. Ofereceu as uvas à Santa e desta vez apareceram a seus pés duas pombas brancas e um cordeiro, símbolos de pureza. O conde havia cumprido o seu castigo e estava perdoado. Desde então a localidade passou a chamar-se Santa Marta de Pena (castigo) de Guillon.
De 29 de Julho a 7 de Agosto vai haver jantares e almoços gastronómicos, noites de cantares e folclore, uma prova de ciclismo e até demonstrações de taekwondo e defesa pessoal, entre muitas outras actividades. Os visitantes são ainda convidados a descobrir 40 stands num evento que este ano tem como mote “Do Douro ao Marão – dobramos a esquina”.
A Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, que organiza a Semana Cultural, espera ainda mais visitantes do que no ano passado. “Tivemos noites com artistas nacionais em que batemos todos os records, perto de 4.000 pessoas. Durante as restantes noites, com a participação dos grupos e representatividade das freguesias, rondamos sempre as 500/600 pessoas”, revela a autarquia.
A festa mexe, por isso, com a economia local. “A restauração, as pequenas médias empresas nos mais diversos ramos acabam por directa ou indirectamente usufruir de uma actividade que envolve todo o concelho e dura quase dez dias”, sublinha a edilidade. “Os comerciantes inclusive já se habituaram a abrir as suas portas durante a noite, a par e passo com os feirantes, numa competição saudável”.