XVI Baile de Carnaval da APACDAA proporciona “verdadeira inclusão”

XVI Baile de Carnaval da APACDAA proporciona “verdadeira inclusão”
Fotografia: D.R.

Perto de 300 pessoas marcaram presença no XVI Baile de Carnaval da Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores que teve lugar, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.

O evento foi apoiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e contou com a presença da Vereadora Cristina do Canto Tavares, que se mostrou satisfeita com o trabalho desenvolvido pela instituição organizadora, destacando o “papel fundamental” da mesma.

“Este baile permite a verdadeira inclusão. Permite que estas pessoas possam usufruir de um espaço digno para celebrar esta época do ano. São instituições como esta que efetivamente marcam pela diferença e, por isso, só me resta agradecer o seu empenho e dedicação”, destacou a autarca.

A Vereadora responsável pela tutela da ação social garantiu ainda que o Departamento de Desenvolvimento Social da CMPD vai continuar ao lado de todas as IPSS que façam do bem-estar dos cidadãos a sua “prioridade número um”, uma vez que “o nosso propósito continua a ser o de promover maior justiça e equilíbrio social no município”.

Presente na ocasião, a psicóloga da APACDAA, Cristina Teixeira, agradeceu e sublinhou a importância deste apoio como forma de assegurar a continuidade deste tipo de atividades, visto que “para conseguirmos prestar cuidados dignos aos nossos utentes precisamos de ajudas externas. Dependemos de subsídios, todos os bocadinhos contam”.

Cristina Teixeira acrescenta ainda que este evento é “essencial” para retomar a normalidade depois de dois anos de pandemia.

“Isto causou-lhes um grande impacto quer a nível psicológico, quer a nível físico. Por isso poder voltar a proporcionar-lhes este baile, cheio de alegria e animação é muito bom. Eles precisavam e nós também”, reforça.

Este ano o orçamento para a área social é o maior que há registo, com uma verba total de 3.1 milhões de euros, visando vários tipo de majoração para pessoas portadoras de deficiência, como por exemplo, no apoio ao arrendamento, no Fundo Municipal de Solidariedade Social e nas bolsas de estudo ao acesso superior.