"Nelayan: Vontade em Trânsito" retracta comunidade de pescadores indonésios que marca a paisagem humana das Caxinas
3. Biografia do autor
Eduardo Martins nasceu em Viseu, Portugal, onde viveu até aos 18 anos. É fotojornalista e fotógrafo documental, actualmente a residir no Porto. Residiu e trabalhou em Macau, China, entre 20016 e 2021.
Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Estudou Fotografia na ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação) e Fotojornalismo e Iluminação no CENJOR/Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.
Trabalhou no jornal A Capital entre 2002 e 2004. Entre 2005 e 2015 trabalhou como fotógrafo freelancer para o mercado editorial, tendo colaborado com as revistas Sábado e UP. Publicou na revista Única do semanário Expresso, na Notícias Sábado (publicação do Diário de Notícias e Jornal de Notícias), na revista Essential, no jornal EL Mundo e na revista alemã ARTE.
Foi colaborador regular e diário do jornal “i”, desde a sua fundação, em 2009, até 2015. Entre 2016 e 2021 trabalhou em Macau, tendo integrado a redacção do jornal diário Ponto Final e da revista Macau Closer (revista mensal de arte e cultura); foi lead photographer da revista mensal High Life e fotógrafo oficial do Festival Literário de Macau - Rota das Letras, entre 2016 e 2020.
Ao longo dos anos tem desenvolvido reportagens e trabalho documental, debruçando-se sobre questões de identidade, religião, cultura e direitos humanos. A título de exemplo, realizou uma reportagem com sobreviventes do regime do Khmer Rouge, no Cambodja; um projecto documental no Bairro Português de Malaca - o Kampung Portugis; ou a cobertura em permanência dos violentos protestos pró-democracia que ocorreram em Hong Kong em 2019.
“Nelayan: Vontade em Trânsito” conta com o apoio da DGARTES, MIRA Forum, Museu Marítimo de Ílhavo, Associação Cultural Bind'ó Peixe.