"O Ouro e o Mundo" de Ico Costa em competição no FIDMarseille
Depois de ter recebido no passado fim-de-semana o Prémio Max para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, "O Ouro e o Mundo", realizado por Ico Costa, integra a competição internacional da 35.ª edição do FID Marseille - International Film Festival, que se realiza de 25 a 30 de Junho nesta cidade francesa.
"O Ouro e o Mundo" faz parte da secção competitiva deste importante festival, juntamente com mais 13 longas-metragens. O filme acompanha um jovem casal e conta uma história como tantas outras em Moçambique, onde, devido à falta de oportunidades em muitas zonas do país, homens com vinte e poucos anos saem de casa por alguns meses ou vários anos para trabalhar.
Filmada inteiramente em Moçambique, esta é a segunda longa-metragem de Ico Costa, que tem filmado maioritariamente em Moçambique, nomeadamente as curtas "Libhaketi" (2012), "Nyo Vweta Nafta" (2015), "Domy+Ailucha: Cenas Kets!" (2022) e "Balane 3", documentário que está em pós-produção.
"Cada vez que volto a Inhambane (Moçambique), há sempre alguns amigos que estão fora, a trabalhar nas fábricas em Joanesburgo, nas grandes plantações no sul, nas minas de ouro no norte ou em todo o tipo de empregos em a capital Maputo. Escrevi uma história baseada nisso e então, inevitavelmente, a realidade emergiu da ficção. As filmagens deveriam ter acontecido em 2020, mas devido à pandemia de COVID-19, tivemos que adiá-la constantemente. A certa altura percebi que a única maneira de filmar este filme seria com uma equipa pequena e equipamento mínimo. Com apenas 5 pessoas e uma câmara mini-DV (a que por acaso tínhamos) começámos a filmar as nossas personagens e, no final, descobrimos que era a maneira certa de fazer este filme.", afirma Ico Costa.
"O Ouro e o Mundo" é uma co-produção entre a francesa La Belle Affaire Productions e a Oublaum Filmes, fundada em 2019 por Ico Costa e vai estrear no final do ano nas salas de cinema em Portugal.
O OURO E O MUNDO
2024 | ficção | Mini-DV | 103’ | Portugal, França
Sinopse
Domingos e Neusia são um jovem casal de uma pequena cidade de Moçambique. Ela vai à escola, ele tem um trabalho mal pago numa oficina de lavagem de carros. Ansiando por uma vida melhor, ele decide fazer uma mudança. Domingos embarca então numa viagem por Moçambique, com destino às minas de ouro no norte do país. Neusia fica em casa. Pouco tempo depois, tem novidades.
ARGUMENTO Ico Costa
ELENCO Domingos Marengula, Neuzia Emídio Guiamba
FOTOGRAFIA Raul Domingues, Ico Costa
SOM Luís Duzenta, Paulo Lima
MONTAGEM Clément Pinteaux
PRODUTOR Julia Alves, Ico Costa, Jérôme Blesson
PRODUÇÃO Oublaum Filmes, La Belle Affaire Productions