Obras da Fundação Carmona e Costa e da Neupergama até 22 de Junho na Praça do Peixe

Obras da Fundação Carmona e Costa e da Neupergama até 22 de Junho na Praça do Peixe
Foto: DR

Estará patente de 12 de Abril a 22 de Junho, na Praça do Peixe, em Torres Novas, a exposição «Uma Graça Natural» que reúne obras da colecção Fundação Carmona e Costa e da colecção Neupergama. A exposição, com curadoria de António Gonçalves, inclui obras de artistas como Julião Sarmento, Paula Rêgo, Mário Cesariny, Nikias Skapinakis, entre muitos outros. Pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 14h às 18h.

 

Para o curador, «Um encontro de amigos é uma celebração e uma forma de dar sentido à vida. Eventualmente o encontro existe pelo princípio da cumplicidade que muito contribuiu para uma firmada base da boa relação. Coleccionar obras de arte é convocar encontros, dar sentido a relações que possam acontecer por linhas de complementaridade e cumplicidade. Obra após obra vão entrando no ciclo de intimidade do coleccionador, “presenças” de artistas, que vão constituindo um âmago que irradia sensibilidade e desígnio muito singular. O que induz esta vontade de querer reunir formas que resultam de processos criativos? O que estimula a curiosidade para se perscrutar obras que venham munidas de sentido e potenciem o encontro? Uma graça natural, poderá ser a resposta mais próxima do pleno sentido da simplicidade.

A exposição que se apresenta resulta de uma selecção de obras da Colecção de Arte Contemporânea da Fundação Carmona e Costa e da Galeria Neupergama, obras essas que chegaram a estas colecções por intermédio de seres para quem a relação com a obra de arte, foi sempre uma conexão e encontro com os artistas. Maria da Graça Carmona e Costa e José Carlos Cardoso tiveram essa sabedoria de dar sentido à vida pela acuidade com que geraram os encontros e os elevaram a celebração. O que se exorta nesta exposição é a atenção para afinidade, numa cuidada e apurada atenção à sensibilidade. Os diálogos e ligações que se estabelecem nas obras expostas, admitem reflectir o sentido do encontro e o que deste pode resultar para se intensificar a razão da vida.

 

Encontros de artistas de diferentes gerações, com diferentes concepções plásticas e conceptuais, que na sua diversidade nos possibilitam uma deambulação pela experiência do fruir e contemplar por intermédio do contacto com as obras na mais verdadeira da graça natural.»

 

Uma Graça Natural”, apresenta obras de: Adriana Molder; Alberto Carneiro; Alexandre Conefrey; Álvaro Lapa; Ana Hatherly; Ana Jotta; Ana Vieira; Ângelo de Sousa; António Costa Pinheiro; António Palolo; António Sena; Carlos Bunga; Daniel Barroca; Fernando Calhau; Gaetan; Ilda David’; João Hogan; João Jacinto; João Penalva; João Queiroz; João Vieira; Joaquim Rodrigo; Jorge Martins; Jorge Molder; Jorge Pinheiro; José Barrias; José Loureiro; José Pedro Croft; Julião Sarmento; Luís Noronha da Costa; Manuel Baptista; Manuel RosaMaria Capelo; Maria José Oliveira; Mariana Gomes; Mário Cesariny; Miguel Branco; Nikias Skapinakis; Paula Rêgo; Paulo Nozolino; Pedro A.H. Paixão; Pedro Cabrita Reis; Pedro Calapez; Pedro Calapez; Pedro Casqueiro; Pedro Chorão; Pedro Portugal; Pedro Valdez Cardoso; Rui Calçada Bastos; Rui Chafes; Rui Sanches e Susanne Themlitz. Um programa paralelo com visitas guiadas, o昀cinas, uma feira do livro de arte e concertos será anunciado brevemente.

WEBSITE