Os Encontros de Cinema de Viana regressam em Maio para criar novas relações entre o cinema e a educação

Os Encontros de Cinema de Viana regressam em Maio para criar novas relações entre o cinema e a educação
Fotografia: D.R.

Organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os Encontros de Cinema de Viana (ECVC) procuram proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação activa de profissionais deste meio artístico. A ter lugar entre os dias 2 e 14 de Maio, a edição 2023 do evento aposta numa forte ligação aos mais jovens, através de um vasto programa de exibições, conversas, oficinas e conferências.

Eixo central da programação, a Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional ligada por acções e interesses comuns. Em debate este ano estão as relações entre Cinema, Arte, Ciência e Cultura; Cinema e Escola; e Fotografia e Memória.

Abrindo o espectro da Conferência também à comunidade estudantil, o evento volta a promover o Work in Progress, um espaço de debate em torno de projectos de investigação em desenvolvimento no contexto de mestrado e doutoramento da área de cinema, audiovisual e novos media. Uma programação que se completa ainda com o Curso de Antropologia Visual destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, cineastas, documentaristas, artistas e cientistas sociais.

No plano das exibições, os Encontros de Cinema de Viana integram ainda uma programação que se pretende inovadora e prestigiante, com clara aposta nos jovens cineastas de língua oficial portuguesa através da competição PrimeirOlhar – exclusivamente centrada em primeiras obras no quadro do documentário. A programação de cinema integra ainda um programa desenvolvido pela EFA – European Film Academy e uma selecção feita por uma escola internacional de cinema convidada para a edição deste ano. Este ano, pela primeira vez, o Encontros do Cinema entregará o Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo, que homenageia a cineclubista, formadora de cinema e primeira coordenadora do Plano Nacional de Cinema.

Em paralelo com os ECVC será ainda promovido o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2023, onde se reflecte sobre a actualidade desta “rede alternativa” e as perspectivas de futuro para a exibição não comercial em Portugal e na União Europeia.

A programação do ECVC integra ainda uma vasta redes de acções a terem lugar nas escolas da região, quer através da exibição de filmes em ambiente escolar, quer na apresentação pública dos vídeos realizados com alunos das escolas da região, no âmbito do projecto Escolas em Grande Plano. Pensadas estão ainda oficinas para alunos, uma mesa redonda para discutir a forma como o cinema pode ser uma ferramenta importante da educação e uma acção de formação para professores.

O programa vai organizar ainda, em colaboração com o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, uma exibição especial para reclusos. A exibição será seguida de um debate, moderado por Daniel Maciel.