Teatro Viriato Fora de Portas ocupa Prado do Parque de Santiago e Mata do Fontelo
No ano em que o Teatro Viriato celebra 25 anos de programação regular, renovamos a vontade de ocupar o espaço público com propostas culturais que aproximem os diferentes públicos às artes performativas. Durante os meses de Junho e Julho, o Teatro Viriato sai do edifício e faz do Prado do Parque de Santiago e da Mata do Fontelo novos palcos onde quatro espectáculos de circo contemporâneo, teatro, cruzamentos disciplinares e leitura encenada serão apresentados.
“Levar parte da programação do Teatro Viriato, com a subida da temperatura, para fora de portas é uma das formas de estarmos mais próximos dos diferentes públicos, mantendo a proximidade cultivada durante o resto do ano. Pretendemos que o público encontre as nossas propostas artísticas - também - nos seus locais de diversão e lazer, durante os dias mais quentes”, refere Henrique Amoedo, Director Artístico do Teatro Viriato.
No Prado, no Parque de Santiago, a companhia espanhola Jimena Cavalletti promete surpreender as famílias, no dia 22 de Junho, às 17h30 com “B.O.B.A.S. - Banda Orquestral de Cerimónia Funeral”, um espectáculo inusitado que funde a técnica de clown com música. A história, embora fúnebre, promete ser bem divertida. Uma humilde banda musical organiza cerimónias fúnebres, mas, desta vez, o padre e o morto não chegam. Enquanto aguardam o falecido, as três interpretes em cena partilham com familiares e amigos uma espera extremamente incómoda e desastrosa.
No dia 06 de Julho, às 21h30, também o Prado servirá de palco à nova criação das companhias Teatro do Montemuro e Teatro da Palmilha Dentada, uma co-produção do Teatro Viriato. Na peça de teatro “A Cidade e as Serras (Não é Eça)”, dão a conhecer a aldeia Terras de Sol Posto, uma aldeia do interior, sem recepção de rede de telemóvel, com apenas dois habitantes e uma ovelha, que de repente vêem a sua realidade e pacatez alterada quando os empreendedores chegam à aldeia com ideias de modernização e muitas promessas mediáticas.
Na Mata do Fontelo, a artista Vanda R Rodrigues desafia, nos dias 26 e 27 de junho, às 15h00 e às 19h30, o público a embarcar em “Paisagens Inúteis", um espetáculo em Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa, que procura contemplar a paisagem e reflectir sobre acessibilidade. Um espectáculo co-produzido pelo Teatro Viriato que é também um passeio.
No âmbito da 20.ª edição do “Noite Fora”, projecto do Teatro Viriato e de Sónia Barbosa, a Mata do Fontelo será também, no dia 13 de Julho, às 16h00, palco de uma leitura encenada de um texto original de Rui Catalão que terá o tema “Dramaturgia e Liberdade de Escolha”, com interpretação de artistas viseenses.
Os dois espectáculos que acontecem no Prado são de entrada livre e destinam-se a famílias. Os bilhetes para os espectáculos que acontecem na Mata do Fontelo já se encontram disponíveis na bilheteira e no site do Teatro Viriato e na BOL.