Centro de Informação Turística de Esposende apresenta exposição de presépios de Vítor Machado
De 23 de Novembro a 8 de Janeiro
O Centro de Informação Turística de Esposende vai acolher, entre o próximo dia 23 de Novembro e 8 de Janeiro do próximo ano, uma exposição de presépios, da autoria de Vítor Machado.
Natural de Braga, Vítor Machado dedica-se às artes, desde 2020, altura em que terminou a carreira docente, dedicada ao ensino secundário e profissional. Sem formação artística, sempre gostou de encontrar soluções criativas e engenhosas para os problemas do quotidiano. A partir de uma oficina instalada na sua casa, tem passado os últimos anos a elaborar peças e produtos que resultam da sua criatividade e que combinam materiais diversos, uns recolhidos em ambiente natural como os seixos e outros retirados dos desperdícios da indústria, como os componentes metálicos, pedra e a madeira.
Vítor Machado contabiliza diversas participações em mostras individuais e colectivas e é autor de duas obras alusivas aos 50 anos do 25 de Abril, que já estiveram expostas no Centro de Informação Turística de Esposende, onde o artista regressa agora depois de, nos meses de Junho e Julho, ter apresentado, neste espaço, a exposição “Ecos do Caminho de Santiago”.
Esta exposição de presépios afigura-se como mais um motivo para uma visita a Esposende, numa quadra já de si apelativa e cativante, onde a animação é garantida pelo Município, não só na cidade, mas em todo o território concelhio. Poderá ser visitada no horário de normal funcionamento do CIT, ou seja, de segunda-feira a sábado, entre as 9h00 e as 17h00.
Esta mostra integra o Plano de Acção para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e insere-se no âmbito das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.