Coimbra numa garrafa

Coimbra numa garrafa
Fotografia: D.R.

Criada em 2007, a microcervejeira aposta na cerveja artesanal, mas aproveita os mais avançados progressos tecnológicos e de fabrico alcançados desde a Revolução Industrial.

A grande razão para o surgimento da empresa foi o encerramento, na década de 90, da Fábrica de Cerveja de Coimbra, inaugurada em 1924, e que foi, durante muitos anos, uma referência na produção desta bebida, destacando-se a criação de marcas emblemáticas de cerveja como a Topázio ou a Onix.

As primeiras cervejas foram produzidas em 1999, mas até 2006 destinavam-se apenas a amigos. A PRAXIS Cervejas de Coimbra surgiu no ano seguinte. “Pretendeu-se criar algo de novo, mas beneficiando de um legado anterior, produzindo uma cerveja especial, de elevada qualidade e que pudesse constituir mais um produto identitário de Coimbra, a exemplo do que se passa com a famosa doçaria (de raiz conventual) e de muitos dos seus pratos típicos”, explica a microcervejeira.

A boa gastronomia e os “petiscos” inovadores encontram-se, com efeito, intimamente ligados à produção e ao consumo de cerveja. Em 2009 foi inaugurado o Restaurante-Cervejaria PRAXIS, com uma gastronomia variada nas vertentes de carnes, pescado e mariscos de qualidade.