Isto é PARTIS & Art for Change 2023
De 26 a 29 de Janeiro, haverá espectáculos, conversas, documentários, visitas e uma exposição para descobrir projectos de arte participativa apoiados pelas fundações Gulbenkian e “la Caixa”.
Tudo com entrada gratuita.
No primeiro dia do encontro anual Isto é PARTIS & Art for Change 2023, o espectáculo Entreaberto vai revelar um pouco do processo criativo do projecto de dança inclusiva Lab inDança, dirigido por Clara Andermatt. Na Zona de Congressos poderá também ser visitada a exposição Saco da Baixa, que apresenta o trabalho desenvolvido com artistas convidados e um grupo de mulheres habitantes do centro histórico de Coimbra e estará patente durante os quatro dias do encontro (26 a 29 Janeiro).
A abrir o fim-de-semana, a conferência “Cultura e Participação – caminhos para uma arte mais plural” será um espaço para reflectir e discutir a diversidade na participação cultural, passando pelo tema da saúde mental e da neurodiversidade e contando com as experiências de convidados como Nicolás Barbieri (Espanha), os projectos Project Art Works (Reino Unido), a Companhia Danza Vinculados (Espanha) e os exemplos nacionais Manicómio e Cem Palcos, entre outros.
No mesmo dia (27 de Janeiro), ao fim da tarde, segue-se a projecção do vídeo do espectáculo A minha história não é igual à tua, criação de Olga Roriz com um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó, no âmbito do projecto CORPOEMCADEIA, apresentado na Fundação em Junho do ano passado.
Já a tarde de sábado (28 de Janeiro) será pautada por uma conversa que junta os projectos Bowing e CORPOEMCADEIA para discutir a solidão em comunidades periféricas no contexto das artes participativas, seguida da apresentação do documentário Bowing – O ano da curva. O dia termina com o espectáculo de teatro Mentes que sentem, uma criação que resulta do projecto SenteMente – práticas artísticas sobre o bem-estar e saúde mental em mulheres, promovido pela Companhia Chão de Oliva
Por fim, o programa para o último dia da mostra inclui três visitas ao espaço Manicómio, no Beato; uma conversa sobre práticas artísticas e idadismo que inclui a apresentação do documentário sobre o espectáculo Transantlântico, uma criação de Ricardo Neves-Neves com a Companhia Maior; e o espectáculo de dança Tuntunhi, dirigido por Filipa Francisco, no Grande Auditório, fruto da segunda fase do projecto Corre-Mundos – Transformação Comunitária pela Art`Inclusiva. Ao longo do fim-de-semana, prevêem-se ainda alguns momentos de DUETO, um dispositivo de jogo e performance para participação do público, desenvolvido no âmbito do projecto Fazer Presente.
Esta será mais uma oportunidade para conhecer alguns dos projectos que, através do seu trabalho, demonstram o papel da arte participativa enquanto impulsionadora de mudança e de transformação social, contribuindo para a criação de espaços de liberdade e de aprendizagem, ao abrigo da iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian com a Fundação ”la Caixa”.
Programa completo:
Quinta, 26 de Janeiro
19:00: Espetáculo de dança “Entreaberto”, Auditório 2 *
Sexta, 27 de Janeiro
10:30 – 17:30: Conferência “Cultura e Participação – caminhos para uma arte mais plural”, Auditório 3
19:00: Exibição do vídeo do espectáculo “A minha história não é igual à tua”, Auditório 3
Sábado, 28 de Janeiro
14:30: Conversa “Das estufas de cultura intensiva aos muros de uma prisão”, Auditório 3
17:00: Documentário “Bowing – O ano da curva”, Auditório 3
16:30/ 18:00: Encontro/Performance Dueto, Edifício Sede
19:00: Espectáculo de teatro “Mentes que sentem”, Auditório 2 *
Domingo, 29 de Janeiro
10:00 / 11:00 / 12:00: Visita ao Manicómio, Galeria Manicómio, Beato
15:00: Documentário/Conversa “Transatlântico. Criação artística e desconstrução do idadismo”, Auditório 3
14:00/ 16:00: Encontro/Performance “Dueto”, Edifício Sede
17:00: Espectáculo de dança “Tuntunhi”, Grande Auditório *
Todos os dias:
Exposição Saco da Baixa, Zona de Congressos
* Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 10:00. Máximo de 2 bilhetes por pessoa.