Passeio Interpretativo "À Descoberta da Biodiversidade dos Moinhos da Pena"
O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no próximo dia 20 de Março, um passeio interpretativo nos Moinhos da Pena com o objectivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho.
No dia em que se assinala o equinócio de Primavera e que sinaliza o primeiro dia desta estação do ano, a iniciativa pretende dar a conhecer a fauna e a flora existentes na fascinante paisagem que rodeia os Moinhos da Pena, um conjunto arquitectónico constituído por 12 moinhos que formam o maior agrupamento de moinhos a nível nacional.
Em 1965, os Moinhos da Pena cessaram o seu funcionamento sendo o mesmo retomado em 1991, ao abrigo do programa de financiamento comunitário para o meio rural LEADER I, tendo vários particulares recuperado moinhos para fins turísticos e destinados a alojamento e mostra ao vivo. Salienta-se a excelência do enquadramento paisagístico destes doze moinhos de vento, lembrando que a moagem artesanal foi determinante nesta região, pois constituiu uma forma melhorada de vida para os que, directa ou indirectamente, dela tiravam proveito económico.
Este passeio tem concentração marcada para as 9h00 no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 9h30 na Associação Recreativa e Cultural da Pena e Casal da Pena. A duração prevista é de 3h30, num total de 5 km de distância, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.