Penha Garcia afirma-se como destino de Escalada
Penha Garcia, um destino de excelência para a prática de escalada, ganhou uma nova dinâmica com a criação de um equipamento para apoiar o desenvolvimento desta modalidade.
Trata-se do Boulder de Penha Garcia, uma parede de escalada construída pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova que garante condições de treino e de aprendizagem, em espaço coberto.
“O objetivo é que este equipamento contribua para tornar Penha Garcia uma referência no panorama ibérico da escalada, por via da criação de uma Escola de Escalada. Pretende-se combinar a prática da modalidade em espaço coberto com a atividade ao ar livre para a qual temos ótimas condições naturais”, afirma Armindo Jacinto.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova considera que “Penha Garcia, com o seu património histórico-natural e geológico de excelência, reconhecido pela UNESCO, tem potencial para ser uma ‘capital’ da escalada desportiva, atraindo um nicho de turismo ativo que se desenvolve durante todo o ano”.
A Parede de Escalada – instalada no ringue de Penha Garcia – compreende, porém, um outro desafio. A partir da dinamização deste espaço, o Clube 7 Cumes, presidido por Teresa Jesus, tem o objetivo de “criar uma equipa jovem de escalada para representar Idanha-a-Nova nas competições nacionais”.
Por ser coberto, o espaço possibilita o treino da recente modalidade olímpica Escalada Desportiva, que é desenvolvida em estruturas artificiais, nomeadamente a vertente de Boulder, mesmo em dias de chuva ou fora de horas.
“O Boulder de Penha Garcia é o único equipamento na região com condições para o treino de competição nesta modalidade. Já temos um grupo de crianças e jovens do concelho de Idanha-a-Nova e de concelhos limítrofes interessados nos treinos de escalada, que iniciam esta semana”, adianta Teresa Jesus.