“Tesouros do Alentejo”: vinhos da região estreiam-se no Museu do Tesouro Real

“Tesouros do Alentejo”:  vinhos da região estreiam-se no Museu do Tesouro Real
Foto: DR

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai revolucionar os eventos vínicos em Portugal, com a estreia do “Tesouros do Alentejo”. A 25 de Outubro, pelas 20h00, o Museu do Tesouro Real (Calçada da Ajuda, 1300-012 Lisboa) vai ser palco de uma noite sem igual, onde 15 grandes vinhos do Alentejo serão harmonizados com gastronomia de inspiração alentejana, durante quatro horas de muitas surpresas.

 

O evento que se pretende posicionar como disruptivo no sector vai contar com projecção vídeo e um concerto de Global Club Music com a assinatura de um dos DJs e produtores mais reconhecidos do mundo – Branko, que vai mostrar como a sua música se funde na perfeição com a natureza e com os Vinhos do Alentejo. No “Tesouros do Alentejo” haverá ainda lugar para uma performance improvável de Cante Alentejano com um evento Fever Original, os emblemáticos concertos Candlelight. Tudo isto acontece num local inusitado, à volta de uma caixa forte dourada, um dos maiores cofres fortes do mundo.

 

Os bilhetes disponíveis para descobrir os “Tesouros do Alentejo” já estão à venda, na 3cket.com, por 120 euros.

 

O evento “Tesouros do Alentejo” marca ainda o lançamento de uma nova campanha da CVRA que pretende destacar a excelência dos vinhos do Alentejo e de toda a região, cruzando a sustentabilidade, com a autenticidade e a singularidade. A campanha será conhecida na semana de 21 de Outubro e contará com a participação de uma cara bem conhecida do grande público.

 

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela protecção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.

 

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. 

 

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira e multipremiada, o "Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo", que tem como objectivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.