Casa de Cristóvão Colombo - Porto Santo - Madeira
A Casa Colombo – Museu do Porto Santo está repleta de importantes peças históricas, algumas intimamente ligadas à vida deste importantíssimo navegador. Foi aqui mesmo que Colombo viveu, depois do seu casamento com Filipa de Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, primeiro Capitão Donatário do Porto Santo, aquando da sua passagem pela ilha do Porto Santo.
O espaço leva-nos por uma importante viagem aos anos do colonialismo europeu, apresentando três áreas temáticas distintas. O tema da Expansão Portuguesa é o primeiro a ser apresentado ao público e versa acerca da posição estratégica da Ilha do Porto Santo e do arquipélago da Madeira ocuparam no contexto da expansão marítima portuguesa.
Cristóvão Colombo e a expansão espanhola são retractados na segunda área temática, onde encontramos uma biografia do navegador, relacionada com as suas relações familiares existentes em Porto Santo. Destacam-se ainda interessantes objectos trazidos dos territórios da América do Sul.
Por fim, encontramos um importante acervo que provem do galeão holandês Slot ter Hooge, pertencente à Companhia das Índias Holandesa, afundado no norte da ilha do Porto Santo em 1724. Aqui o espólio remete para os tempos da feroz concorrência pelo domínio dos mares, entre os impérios expansionistas da Era dos Descobrimentos.