Exposição “Saco da Baixa” inaugura esta quinta-feira na Galeria Almedina
O Museu Municipal de Coimbra (MMC) inaugurou na quinta-feira, dia 19 de Janeiro, às 12h00, a exposição “Saco da Baixa – Uma visita ao atelier”, na Galeria Almedina. Esta mostra está integrada no projecto “Entre o ir e o vir, o que daqui levo”, que resulta de uma parceria entre a Associação Há Baixa, o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra e o Museu Municipal. A exposição vai estar patente até ao dia 19 de Março, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O MMC encerra às segundas-feiras e aos feriados.
O Saco da Baixa é um projecto da Associação Há Baixa, realizado a partir do programa Partis & Arts for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação La Caixa. Esta iniciativa procura envolver mulheres com mais de 55 anos em processos de criação artística colaborativa, aproveitando a sua experiência de vida e o saber-fazer nas artes manuais.
“A partir de uma visita ao atelier Saco da Baixa (na Rua Eduardo Coelho nº 36 a 38), lugar onde se criam objectos que resultam da troca de conhecimentos entre as mulheres participantes e jovens artistas e designers convidados, foram seleccionados alguns dos materiais mais experimentais, que resultam do cruzamento entre experiências de vida e sensibilidades estéticas diversas, do diálogo entre diferentes gerações, do recurso a tecnologias ancestrais e contemporâneas, e que nunca prescindem do tempo lento necessário ao pensamento criativo, ao labor manual e à construção de sentidos de pertença e comunidade”, pode ler-se na folha de sala da exposição.
Ana Maria Machado, Carmen Mieiros, Elisabete Leitão, Fernanda Amaral, Fernanda Vieira, Helena Pinto, Isabel Silva, Isabel Teles, Licínia Matias, D. Lúcia, Luísa Velasco, Teresa Dias da Silva, Maria da Conceição Rodrigues, Maria Luísa Neto Parra, Maria Ferreira, Maria Olinda, Mariellen Bruggmann, Paula Cunha, Pedro Simões, Rosa de Oliveira e Teresa Mendes são as mulheres que participam, com trabalhos, nesta mostra. Estão, ainda, presentes as seguintes oficinas e artistas convidados: Coimbra no Saco, Ana Boavida; Nós, Hamilton Francisco Babu e Batom, Festival no Feminino, criação colectiva (g)Old Ladies/Saco da Baixa.
A mostra envolve, ainda, outras oficinas Saco da Baixa e artistas convidados, tais como: Que frutos quero prover ao Mundo, Movimento Armado de Poesia; Estendal de memórias, Joana Corker; Lanolina, Ana Rita de Albuquerque; O que é um Saco?, Sérgio Rebelo, Rafael Ferreira e Filipa Alves; Dentro da Vida, Lu Lessa Ventarola; Memórias em ponto bordado, Ana Seia de Matos; EU Retrato, Telma Arzileiro e Sofia Reis; Da Folha à Raiz, Breve retracto de mim, Bibiana Garcez, Daniel Lopes e Catarina Pires; Montrafalante, Sonoscopia/Henrique Fernandes e Gustavo Costa e Agente Costura/Lisa Simpson; Pareidolia, Seixas Peixoto Computadores + Ponto Cruz, Daniel Lopes e Cátia Roça; Upcycling, Agente Costura / Lisa Simpson. A direcção artística é de Catarina Pires.