Maio no Museu Medeiros e Almeida

Celebramos o Dia Internacional dos Museus, com entrada livre no sábado, 17 de Maio, convidando-o a descobrir a nossa notável colecção de Artes Decorativas!
A Confraria da Leitura prossegue o seu ciclo Mulheres Cientistas, com a próxima sessão a 28 de Maio, sob a moderação da Professora Vanda Anastácio.
O ciclo de conversas Avenida Convida vem ao Museu a 25 de Junho, com a conferência A Avenida que mudou a vida dos lisboetas, reunindo Paulo Almeida Fernandes, Joana Sousa Monteiro e Simonetta Luz Afonso.
Continuamos com as Visitas Guiadas Sábados no Museu, na manhã de 3 de Maio, explorando a história da casa, do seu fundador e as obras em destaque da sua colecção.
Iniciámos trabalhos de conservação preventiva no revestimento azulejar da Sala de Arte Sacra, preservando um valioso património do século XVIII.
AGENDA
Sábado, 17 de Maio 2025
Entrada livre
Juntamo-nos às comemorações desta iniciativa anual do ICOM – Conselho Internacional de Museus, que destaca o papel dos museus na construção de comunidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. Embora a data oficial seja a 18 de Maio, celebramos no sábado, dia 17, e abrimos as portas com entrada gratuita, das 10h às 17h (última entrada às 16h30), convidando-o a descobrir a nossa colecção de Artes Decorativas!
Ciclo "Mulheres Cientistas”
A Confraria da Leitura tem como objectivo a promoção do livro e da leitura através de reuniões destinadas à partilha e discussão de experiências de leitura individuais. As leituras são propostas pela Professora Vanda Anastácio, que também assegura a moderação das sessões.
Próximas datas: 28 de Maio
Ciclo de conversas sobre Lisboa e a Avenida da Liberdade. Entre março e junho, grandes nomes da cultura revelam faces desconhecidas da Avenida!
25 de Junho – 18h
A Avenida que mudou a vida dos lisboetas
Paulo Almeida Fernandes e Joana Sousa Monteiro. Moderado por Simonetta Luz Afonso. Entrada Livre
VISITAS GUIADAS
As nossas visitas guiadas gratuitas, no 1º sábado de cada mês, das 10h às 11h e das 11h30 às 12h30.
Venha conhecer a história do museu, do seu fundador e as principais peças da colecção!
PRÓXIMAS DATAS:
3 de Maio
7 de Junho
DESTAQUES
Estamos a cuidar da nossa Colecção!
Iniciámos trabalhos de conservação preventiva no revestimento azulejar azul e branco da nossa Sala de Arte Sacra.
Dois destes painéis representam uma temática religiosa, pertencente à série Pia Desideria (emblemas 22 e 33). As suas composições inspiram-se na obra homónima do jesuíta belga Hermann Hugo (1588–1629), publicada em Antuérpia, em 1624, pela oficina de Henrico Aertssen e ilustrada por Boetius van Blomswert. Datáveis da primeira metade do século XVIII, revestem-se de um significativo valor artístico e devocional.
Os actuais trabalhos visam garantir a sua preservação a longo prazo, assegurando a estabilidade dos materiais. Os trabalhos de conservação estão a cargo da equipa do Studio Conservazione Arte, sob a direcção de Giovanna Dré e Mónica Queiroz, especialistas com vasta experiência na conservação e restauro de património.
Algumas peças desta sala foram, assim, temporariamente removidas e certas áreas poderão encontrar-se inacessíveis durante o período desta intervenção.