Olhar o próximo, a ver se vemos longe

Olhar o próximo, a ver se vemos longe
Foto: ©Mafalda Mendes

Programas "Sem Rede", "Criação Crítica", Leituras, "A Ideia de Uma Chave", podcast "Papagaios na Cloud", Ensaios de Mesa e nova criação do Teatro Oficina para 2025 são alguns dos alicerces deste trimestre, estando já abertas reservas e candidaturas online

 

Nos próximos meses, o Teatro Oficina aposta no diálogo, nomeadamente com artistas emergentes, no pensamento, na formação, e numa nova criação a ser apresentada em 2025. Sob a direcção artística de Bruno dos Reis, director artístico convidado para o biénio 2025-2026, a companhia propõe-se a trabalhar o tecido regional a partir de Guimarães com intervenções e objectivos que girarão em torno de eixos nacionais e internacionais. E as oportunidades de nos juntarmos a várias propostas desta programação já se encontram abertas através de reservas limitadas e candidaturas online que podem ser descobertas AQUI

 

"Ao Sol, sempre fechámos os olhos. E se a característica do olhar é permitir-se ser capturado pelo que vê, torna-se fácil dizer que o mundo nunca precisou tanto do Teatro. Este trimestre vindouro, antes de subirmos verdadeiramente à armadilha do palco no final do ano, vamos andar por aí, um pouco por todo o lado, um pouco com toda a gente, a ver se um dia destes ainda somos capazes de voltar a levantar a cabeça ao Sol. Esteja ele nas nuvens ou numa teia por iluminar. A ver se vemos, e a ver se vamos juntos." Bruno dos Reis lança assim o mote da programação do Teatro Oficina.

 

Nesse sentido, a primeira calendarização que o Teatro Oficina propõe para o ano de 2025 resulta de várias conversas, algumas com colectividades do território vimaranense e outras de forma mais privada, com artistas e restantes agentes do território. Não tendo sido ainda possível estar com todos, estas serviram para constatar que o território de Guimarães não se deixa resumir facilmente. E entendendo que um programa também pode ser um laboratório onde se experimenta e se ensaia - e onde devemos ter tanta coragem para recuar como inclinação para avançar, Bruno dos Reis considera importante continuar a pensar e a discutir enquanto estes ciclos forem colocados à prova. 

 

Do passado da companhia são recuperadas duas rubricas: o programa de leituras, ao qual oferece nova orientação (20 Maio, com Diana Sá, em torno de "Harmonioso Abril", de Rui Xerez de Sousa; 10 Junho, com Rita Morais, em torno de "Viagem a Lisboa", de Isabela Figueiredo; 15 Julho, com Rebeca Cunha, em torno de "Cais Oeste", de Bernard-Marie Koltés), e o programa "Criação Crítica", redimensionado de forma a envolver o tecido internacional na criação nacional e regional, cujas candidaturas se encontram a decorrer via online AQUI. Tendo Janaina Fontes Leite (actriz, directora, dramaturga e pós-doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) como primeira artista internacional convidada a residir em Guimarães durante duas semanas, a mesma é desafiada a acompanhar duas residências artísticas: uma de âmbito nacional e outra de âmbito regional, cujos resultados teremos oportunidade de conhecer no regime de ensaios abertos (28 Junho, Projecto regional; 3 Julho, Projecto nacional). Para além de espoletar vários momentos em torno da sua obra, tomando variados formatos como masterclasses, palestras ou performances pelas mãos da própria Janaina Leite (22 Junho, Lançamento do livro "O Feminino e a abjecção - ensaios sobre a (ob)cena contemporânea"; 22 Junho, Palestra-Performance "O Corpo Material e Imaterial"; Maio e Julho, Ensaios de mesa, com Marco Paiva). 

 

Ainda dentro da capacitação para a criação, são lançadas duas novas propostas: o programa "Sem Rede", dedicado ao pensamento sobre o erro e a falha (27 Maio, com Luís Araújo, a partir do projecto "Comer gelados com a testa"; 2 Julho, com Gaya de Medeiros, a partir do espectáculo "Pai para jantar"); e a rubrica "A Ideia de Uma Chave", que pretende ser um espaço de encontro para além de um espaço de capacitação (21 Maio, com Diana Sá, Bruno dos Reis, Ricardo Pinho; 4 Junho, com Rita Morais, Mário Coelho). No fundo, abrir-se-ão portas: tanto as do Teatro Oficina como as de várias casas circundantes, essenciais para a vitalidade de uma cidade apostada na vertigem de criar.

 

Por fim, o princípio: é que "o Teatro, para além de ser o lugar de onde se vê, é o melhor dispositivo para nos vermos uns aos outros" (Bruno dos Reis). A partir do que é a programação d'A Oficina, artistas serão levados a jantar em casa de vimaranenses, de modo a partilharem metodologias de trabalho, pequenos showcases e, o mais importante de tudo, a mesa. Serão momentos privados, dedicados às diferentes famílias da região que se quiserem inscrever, mas que serão tornados públicos através do seu registo audiovisual. Aqui não é a exposição que mais interessa, mas é importante sentir que tanto se vê como se dá a ver.

 

Numa área relacionada, a da fala e da escuta, outra proposta: "Papagaios na Cloud", um podcast que quer ser um programa de rádio que quer ser uma conversa (a partir de Maio, com Luísa Abreu, Bruno dos Reis, Pedro Nunes, Marco da Silva Ferreira). Aqui, artistas de passagem em Guimarães serão colocados à conversa tanto com a equipa d'A Oficina como com alunos de Teatro da Universidade do Minho que se queiram atrever ao diálogo.

 

O palco também se abrirá a 31 de Maio e a 1 de Junho para as apresentações finais das Oficinas do Teatro Oficina (OTO), que nestas datas revelarão os frutos do trabalho desenvolvido ao longo do presente ano lectivo pelas três turmas dos diferentes níveis através dos espectáculos "Campanha por um futuro incerto", "Swimming Pool Party", "Personagens à deriva".

 

Até ao final do ano surgirão novas propostas, umas mais apostadas no diálogo com diferentes entidades nacionais e internacionais, outras na área da formação, e outras ainda na área do pensamento, que talvez seja o que mais urge num mundo cada vez mais complexo e fracturado. Pelo meio, surgirá a nova criação do Teatro Oficina para 2025, que também cristalizará a partir do que vai sendo construído, esperando que o entusiasmo nos rodeie a todos.

 

A informação completa sobre toda a programação, incluindo condições de reservas e candidaturas, pode ser descoberta em www.aoficina.pt e igualmente acompanhada nas redes sociais da companhia.

 

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