Jogos para se fazer em casa

Jogos para se fazer em casa

Os jogos tradicionais divertem as crianças desde há muito, são actividades simples que apenas necessitam de algum espaço para serem postas em prática. Nos lares em que haja um pequeno espaço exterior como um terraço ou um pequeno quintal, assumem-se como uma excelente alternativa às habituais horas em frente aos ecrãs.

Grande parte dos jogos tradicionais passaram de geração em geração, assim, a maioria é conhecida pelos adultos, que podem participar em alguns para ensinar e motivar as crianças à sua prática. Este tipo de jogos estimulam as capacidades físicas e podem ser benéficos para o desenvolvimento de capacidades ao nível da coordenação motora nos mais novos. A oferta é variada, o que permite que possam ser praticados por idades variadas e também por ambos os sexos. Vamos recordar alguns dos mais conhecidos.

A macaca

Para começar necessitamos do campo de jogo, este consiste num esquema com 10 casas desenhado no chão, podemos usar giz, fita adesiva de cor, ou mesmo uma linha grossa se for num espaço interior. O campo é depois numerado até dez. Para dar início ao jogo atira-se um objecto (normalmente uma pedra) para uma casa, esse quadrado não pode ser pisado até ao fim do jogo. Depois a criança fica em pé em frente ao primeiro quadrado, o objectivo é percorrer o campo todo até à decima casa e voltar, o percurso terá de ser feito ao pé coxinho, ou saltar com os dois pés nas casas que fiquem lado a lado. Se falhar os limites ou pisar a casa com o objecto, volta ao início e perde.

As escondidas

Neste jogo um dos participantes é escolhido para procurar os restantes que se escondem pelos locais próximos. A brincadeira inicia com uma contagem (até um número previamente escolhido) por parte da criança que vai procurar os restantes. Finda a contagem, o participante deve anunciar em voz alta que vai começar a procura. Os restantes jogadores devem conseguir ir até ao local da contagem sem que o primeiro lhes toque para ganharem, o primeiro a falhar perde e terá de procurar os outros na ronda seguinte.

A cabra cega

Uma criança é escolhida para ser vendada e tentar agarrar os outros participantes que devem estar à sua volta. O jogadores tentam tocar na “cabra cega” para a confundir, mas têm de ter cuidado, pois se forem agarrados perdem e são vendados na ronda seguinte. Este jogo é bastante mais divertido conforme o número de participantes aumenta, e pode garantir horas de entretenimento aos seus jogadores.

Saltar à corda

Saltar à corda permite manter as crianças em forma mesmo estando por casa. Esta excelente actividade física pode ser praticada individualmente ou em grupo e consiste em saltar por cima de uma corda que gira por cima do nosso corpo ao ritmo de uma música. O objetivo é atingido ao terminar a música com saltos ininterruptos. Esta prática é muito benéfica, pois permite exercitar um grande número de músculos corporais, ajuda a desenvolver a capacidade cardiovascular e contribui ainda imenso para a coordenação motora.