Sarah McCoy regressa a Portugal com novo disco

Sarah McCoy regressa a Portugal com novo disco
Fotografia: D.R.

Sarah McCoy regressa a Portugal em 2023 para apresentar o novo disco a editar no próximo mês de Janeiro. O concerto acontece a 10 de Abril no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

À semelhança de “Blood Siren” (álbum lançado em 2019 pela Blue Note), também “High Priestess” foi produzido por Renaud Letang (Feist, Manu Chao, Charlotte Gainsbourg, Jane Birkin) e pelo conceituado pianista canadiano Chilly Gonzales com quem a diva americana se cruzou em 2017 no festival ARTE Concert, em Paris, e com quem costuma partilhar palcos por todo o mundo.

A cantora e pianista - que viajou directamente de Nova Orleães para a cena musical jazz e blues da Europa - explorou a vertente intimista e confessional no seu álbum de estreia e evoluiu agora para outro patamar de composição, optando por uma sonoridade mais electrónica que vai seguramente conquistar novos públicos. “High Priestess” preserva contudo a escrita visceral e a voz poderosa que caracterizam Sarah McCoy. “Go Blind” é a mais recente amostra do novo disco que será lançado no início do ano.

Os temas de “High Priestess” mergulham profundamente no interior do seu imaginário singular e revelam uma artista em constante mutação, avessa a qualquer tipo de catalogação musical. O isolamento forçado dos últimos anos afectaram profundamente a sociedade e, no caso de Sarah McCoy, resultaram num trabalho que disseca e questiona a saúde mental com uma ‘dolorosa mas gentil faca afiada’. Para além do piano acústico, é possível escutar nas novas canções baixo, sintetizadores, batidas e, naturalmente, a voz, sempre a voz quase assombrada que desafia as certezas absolutas da realidade e apresenta texturas pós-apocalípticas nas entrelinhas.

 

Bilhetes à venda em Ticketline