Selecção Nacional sofre dois percalços mas mantém ambições intactas no Eurosurf

Selecção Nacional sofre dois percalços mas mantém ambições intactas no Eurosurf
Fotografia: D.R.

Portugal teve uma jornada repleta de emoções naquele que foi o segundo dia do Eurosurf 2023, campeonato europeu de selecções que decorre sob a égide da European Surfing Federation (ESF) até dia 28 em Santa Cruz, Torres Vedras, tendo colocado seis surfistas na água, com dois deles a passar às repescagens.

Depois de Gabriela Dinis, Erica Máximo e Mafalda Lopes terem competido com sucesso na primeira ronda de surf open feminino, Portugal viu, na ronda inaugural do surf masculino, Afonso Antunes ser surpreendido pelo israelita Eliya David Sasi e pelo sueco radicado nos EUA, Greyson Grant.

Uma sina partilhada por Guilherme Fonseca no heat 7 desta primeira ronda, com outro surfista da diáspora sueca, Christian Portelli, a vencer a bateria com outro israelita, Uri Uriel, a carimbar a passagem à segunda ronda de qualificação e a deixar o português no terceiro lugar e, consequentemente, a ter de tentar chegar à final do evento através do percurso de repescagens.

Guilherme Ribeiro salvou a honra nacional ao vencer o seu heat com uma performance sólida, batendo o sueco Oliver Clinton, o israelita Ido Arkin e o belga Matisse Verworst.

O seleccionador David Raimundo lamentou o desfecho dos heats de Afonso Antunes e Guilherme Fonseca, mas assegura que a Selecção não se deixa abater e mantém os objectivos intactos, ou seja, vencer o Europeu, título que conquistou pela última vez em 2017, na Noruega:

“Hoje tivemos 6 surfistas em prova e, curiosamente, dois dos que tiveram das melhores exibições acabaram por não ter a sorte da bateria. São coisas para as quais temos de estar preparados num evento com estas características. Torna as coisas mais complicadas, mas mantenho a convicção na sua capacidade de chegarem às finais e conseguirem medalhas individuais e, consequentemente, ajudarem a equipa a alcançar o título europeu que ambicionamos reconquistar.”

O Eurosurf 2023 conta com 16 equipas de toda a Europa e 111 surfistas nas modalidades de surf e longboard.