Ucanha, concelho de Tarouca
Ao olharmos para a ponte medieval de Ucanha e para a torre que se encontra numa das suas extremidades, não imaginamos a importância que já tiveram. A fortaleza, com 20 metros de altura e três andares, servia para defender a povoação, controlar o tráfego de pessoas e bens e cobrar portagens. Foi, por isso, uma importante fonte de receitas para o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, que nessa época detinha o couto de Ucanha.
A terra era um importante ponto de passagem desde o tempo dos romanos: ainda hoje se observam alguns troços de calçada da antiga estrada que de Lamego se dirigia para o interior, passando por Moimenta da Beira e Trancoso. As portagens foram abolidas em 1504 e a torre perdeu grande parte da sua importância, o edifício entrou em declínio e começou a ser usado como armazém de produtos. O conjunto foi entretanto classificado como património nacional e é considerado o exemplo mais completo de ponte medieval com torre de protecção em Portugal.
Ucanha, que deixou de ser freguesia em 2013, tem hoje cerca de 400 habitantes, desejosos que a sua terra volte a um tempo áureo. A Rede das Aldeias Vinhateiras terá que contribuir para isso, aqui como nas restantes cinco freguesias.