Casa-Museu de Camilo - Vila Nova de Famalicão
Vila Nova de Famalicão é uma terra intimamente ligada a Camilo Castelo Branco, cidade que marcou um dos mais importantes autores portugueses. Por aqui podemos visitar a Casa-Museu de Camilo, antiga Casa de Seide, considerada a maior memória existente do escritor, espaço que albergou Camilo até 1 de Junho de 1890, dia em que aqui pôs termo à sua vida.
A Casa de Seide foi mandada construir por Manuel Pinheiro Alves, nos inícios do séc. XIX, após a sua morte, Camilo veio a instalar-se na mansão com Ana Plácido, antiga esposa de Manuel Alves e sua companheira à data. A maioria das obras foram escritas neste espaço, visitar a Casa de Seide permite-nos compreender melhor a vida e obra do escritor, a cada divisão somos invadidos por uma vontade de ler novamente as páginas dos seus romances.
A mansão foi parcialmente destruída por um incêndio em Março de 2015. Uma Comissão de Homenagem ao escritor reabilitou o espaço e em 1921 estregou a Casa de Seide ao município, que continua até aos dias de hoje a ser responsável pela manutenção e preservação deste importantíssimo local, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978.