Mosteiro de S. Miguel de Refojos - Cabeceira de Basto
Em Cabeceiras de Basto, uma bonita vila do Norte do País, situada numa região conhecida por “terras de Basto” onde impera a natureza com as suas várias serras e abundantes cursos de água encontramos o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, um fantástico templo religioso que acolhe a Igreja Paroquial de Refojos e granjeia da fama de “Jóia do Barroco Português em Terras de Basto".
Não se sabe ao certo a data da fundação deste convento, no entanto, D. Afonso Henriques passou em 1131 uma carta de couto que testemunha a existência deste templo. Contudo foi a reforma da Congregação Beneditina Portuguesa, ocorrida no século XVI, que proporcionou ao mosteiro as obras de engrandecimento e embelezamento, tendo a intervenção mais importante iniciado em 1755. A igreja tal como hoje a conhecemos, considerada a mais monumental da Ordem Beneditina em Portugal e a única com zimbório, é fruto desta intervenção que decorreu ao longo do século XVIII.
O Mosteiro de S. Miguel de Refojos é uma jóia arquitectónica, o seu Zimbório, único entre os 29 mosteiros da Ordem Beneditina existentes em Portugal, eleva-se a 36 metros e culmina com uma grandiosa estátua do Arcanjo S. Miguel na sua cúpula. Símbolo turístico de Cabeceiras de Basto, este monumento religioso não deixa ninguém indiferente.