Pelos Trilhos de Portugal-Trilhos de Antas, Penedono

Pelos Trilhos de Portugal-Trilhos de Antas, Penedono

Em Antas, no concelho de Penedono, encontramos agradáveis caminhos que nos levam a descontrair por paisagens campestres e escondem marcos patrimoniais de tempos longínquos, entre os quais se destaca o Menir do Vale de Marias Pais.

Penedono é uma região do Douro com muito para oferecer. Em Antas existem acolhedores caminhos campestres, que se encontram devidamente sinalizados para a prática de caminhadas e proporcionam agradáveis passeios por entre pomares, vinhas e pinhais.

Uma das características desta freguesia é o facto de ser bastante rica em megalitismo. Os monumentos megalíticos são construções feitas com grandes blocos de pedras, o Menir do Vale de Marias Pais é um achado cuja origem está compreendida entre as épocas do neolítico e do calcolítico e assume-se como uma das atrações de Antas.

Ao longo dos trilhos vislumbramos ainda bastantes sepulturas antropomórficas, um tipo de sepultura escavada na pedra que era comum entre os séculos VI a XI. Estes sepulcrários permanecem eternizados pelas rochas e testemunham os rituais de inumação do passado.

Os percursos, apesar de sinalizados, não obedecem a nenhum itinerário em específico, pelo que fica ao nosso critério a duração e extensão da caminhada. No entanto, por todas as razoes que já referimos anteriormente, há razões mais que suficientes para nos demorarmos um pouco.