Processo inovador de reciclagem de resíduos em exposição em Aveiro

Processo inovador de reciclagem de resíduos em exposição em Aveiro
Foto: DR

A exibição, de entrada gratuita, explica como é feito o reaproveitamento de resíduos recolhidos na Região de Aveiro e que possibilitará a criação de novos objectos. Estará patente até 25 de Agosto na Casa Municipal da Cidadania.

 

A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, apresenta PRIMA - Resíduos como Matéria-Prima, uma exposição sobre o processo inovador de reaproveitamento e de transformação de resíduos de cerâmica, cortiça, papel e plástico para a criação de novos objectos. A exibição, que tem como objetivo repensar o modo de ver e reutilizar os resíduos de forma sustentável, estará patente até 25 de Agosto, na Casa Municipal da Cidadania. A entrada é gratuita.

 

PRIMA - Resíduos como Matéria-Prima está organizada em três momentos que explicam as várias fases do processo de transformação: começa pela fase de recolha de resíduos e de exploração das matérias-primas, seguindo-se a transformação dos resíduos em amostras de materiais até à criação de novos objectos. Na exposição podem ser vistos, por exemplo, diferentes copos que contêm pó da fábrica Grestel e de cascas de amêijoas brancas da costa de São Jacinto, criados em colaboração com a ceramista de Ílhavo (Região de Aveiro) Inês Soares, do atelier Aquiles Cerâmica.

 

PRIMA é um projeto de investigação e design experimental da designer Irena Übler. A artista utiliza resíduos recolhidos na Região de Aveiro, que transforma em peças que refletem o carácter distinto desta zona do país, promovendo a ligação entre a cultura, a criatividade e a inovação, bem como a economia circular e a sustentabilidade ambiental.

 

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa