Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros - Fronteira

Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros - Fronteira
Fotografia: D.R.

Em terras raianas foram várias as batalhas entre Portugal e Castela, o Alentejo não foi excepção existindo pelo território inúmeras fortalezas militares reminiscentes das Guerras da Restauração. Perto de Fronteira foi travada uma das mais épicas batalhas da época, a Batalha dos Atoleiros, um acontecimento decisivo para a História e para o futuro de Portugal.

O Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros é um espaço expositivo moderno, que recorre a meios multimédia para apresentar a reconstituição da batalha histórica travada a 6 de Abril de 1384, que marcou o fim da invencibilidade castelhana, dando início ao processo de consolidação da nação portuguesa. Nuno Álvares Pereira comandava as tropas, que apesar de se apresentarem em número claramente inferior, levaram de vencidos os castelhanos, tendo a vitória sido bastante expressiva.

Perceber a dinâmica desta batalha e as tácticas utilizadas facilita a compreensão do contexto histórico, dos protagonistas da batalha e também da importância que este acontecimento marcante teve para o futuro do nosso país.