Museu Islâmico - Mértola
Esta belíssima povoação foi outrora capital de um emirado islâmico, Martulah como se chamava à data, elevava-se junto do último troço navegável do Guadiana, tal conferiu-lhe a condição de porto mais Ocidental do Mediterrâneo e uma enorme importância comercial que levou à sua prosperidade durante séculos.
Um dos maiores legados da presença islâmica neste território é a Mesquita de Mértola, erguida no século XII, esta construção conserva ainda a sua marcante arquitectura árabe, apesar de algumas influências arquitectónicas de outras épocas, nomeadamente da reconquista cristã. Mértola possui no seu museu um núcleo dedicado à arte islâmica, criado com o objectivo de preservar e ajudar à compreensão do enorme património muçulmano que ainda possui.
O núcleo museológico de Arte Islâmica apresenta um acervo que na sua maioria é resultante das escavações arqueológicas realizadas na Alcáçova de Mértola, a colecção exposta apresenta objectos datados entre os séculos IX e XIII e caracteriza-se pela enorme diversidade. Destacam os elementos arquitectónicos, as lápides funerárias, a cerâmica, os metais e os vidros, este fantástico espolio é fruto de 40 anos de estudo e tratamento de materiais do período islâmico.