Como é que o cinema de animação pode ensinar as crianças?

A acção de formação "O Cinema e as Crianças" vai responder a estas e outras questões nos dias 26 e 27 de Outubro, em Viseu

Publicidade

De que forma é que o cinema de animação pode ensinar as crianças e os jovens? A resposta a esta e outras perguntas sobre este género da sétima arte vai ser dada na acção de formação que o Cine Clube de Viseu organiza nos próximos dias 26 e 27 de Outubro, intitulada “O Cinema e as Crianças”.

A iniciativa destina-se a educadores, pais e mediadores e tem como objectivo explorar as origens do cinema animado e seus princípios básicos, conhecer abordagens alternativas ao cinema de animação além das mais vistas e criar pequenas experiências associadas a fenómenos ópticos e/ou à imagem animada, entre outros.

“A animação tem uma presença significativa no nosso dia-a-dia e é muito mais do que ‘o que passa na televisão nos programas para miúdos’. Deve por isso ser encarada como uma ferramenta para explorar e desenvolver conhecimento de forma lúdica e criativa”, explica o Cine Clube de Viseu.

A acção de formação vai ser orientada pela realizadora Margarida Madeira, conhecida por curtas de animação como Dona Fúnfia e Os Prisioneiros, seleccionadas e premiadas em vários festivais internacionais de cinema.

A iniciativa vai decorrer na Quinta da Cruz, entre as 18:30 e as 21:30 no dia 26, e entre as 10 e as 17 horas no dia 27. As inscrições, limitadas a 16 participantes, podem ser efectuadas pelo telefone 232 432 760 e pelo e-mail geral@cineclubeviseu.pt.