O rio Zêzere

Publicidade

O rio Zêzere percorre cerca de 242 quilómetros desde a sua nascente no Cântaro Magro, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, até desaguar no Tejo em Constância.

O segundo maior rio inteiramente português corre as Beiras até chegar ao Ribatejo, atravessando zonas de grande beleza natural. Pelo caminho do seu leito existem paisagens, cascatas, praias fluviais e lugares de importância ímpar.

As populações à sua volta também beneficiaram da importância do Zêzere. Nos primórdios da nação ajudou a defender o território como sendo uma linha defensiva de origem natural, posteriormente, alimentou agricultura e pastoreio, movimentou máquinas industriais com a força das suas águas, assim como permitiu a subsistência de imensas povoações através da riqueza originada pela fauna do seu leito.

Descrito como um gigante de força impiedosa e desmedida, o seu caudal forte torna o Zêzere num rio com grande potencial hidroelétrico. A Barragem de Castelo de Bode é um testemunho destas características.

A diversidade que este rio abraça ao longo do seu caminho torna-o sem dúvida um dos mais importantes e belos do nosso país.

leia mais em: https://descla.pt/?p=118584