Tinto no Branco brinda com escritores internacionais

O Tinto no Branco vai decorrer entre 6 e 8 de Dezembro. Fotografia Município de Viseu
Publicidade

Literatura, gastronomia e vinho do Dão são os ingredientes principais da sexta edição do Vinhos de Inverno, a decorrer no Solar do Vinho do Dão, entre os dias 6 e 8 de Dezembro. A iniciativa integra o festival literário Tinto no Branco e brinda Viseu com presença de vários escritores internacionais.

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida, Prémio Camões 2018, juntamente com o inglês Jonathan Coe e a uruguaia Carmen Posadas estão entre os presentes no certame. Tinto no Branco pretende aliar, com harmonia, a literatura, os néctares do Dão e a gastronomia.

Os jornalistas João Paulo Martins e Pedro Garcias, e o produtor e enólogo Carlos Silva, são os nomes sonantes da critica de vinhos a marcar presença no Vinhos de Inverno. Diogo Rocha, Francisco José Viegas, Justa Nobre e Paulo Moreiras chamam as atenções no campo da gastronomia. A animação musical não ficou esquecida e The Happy Mess, The Black Mamba e o viseense Carlos Peninha trazem música à cidade.

O evento pretende também assumir um caracter familiar através da realização de workshops para os mais novos.

Jorge Sobrado, vereador da Cultura, na apresentação do evento, destacou a dimensão do projecto que conta com “30 eventos distribuídos por três dias, com 24 horas de propostas, espectáculos e mesas literárias, com a participação de 28 escritores, mais de 20 produtores de vinhos do Dão e, pelo menos, uma dúzia de produtores agro-alimentares”.

Almeida Henriques destacou a importância deste tipo de eventos que conjugam várias vertentes da cultura e são auto- sustentáveis. Enalteceu também o contributo destas iniciativas para a “ promoção da Marca Viseu”.