As Festividades de Natal estão a chegar a Seia

Publicidade

Começou a contagem decrescente. Durante o mês de Dezembro são muitos os motivos para visitar o concelho de Seia, seja em lazer ou para efectuar compras de Natal.

No primeiro dia de Dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da cidade (de maior actividade económica), com o objectivo de assinalar a quadra festiva e incentivar e dinamizar o comércio tradicional.

As árvores decoradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social e escolas do concelho acrescentam um brilho adicional à Av. 1º de Maio e o programa das festividades pensado para miúdos e ‘graúdos’- com animação musical, mercado de natal, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal – enriquecem esta época festiva.

A praça do município oferece, de 7 a 22 de Dezembro, oportunidades para adquirir prendas de Natal, no Mercadinho, a que se alia o entretenimento e o imaginário infantil no Reino do Pai Natal. Os cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e o programa de animação, de que constam oficinas de culinária, origami, ioga, apresentações e representações diversas, contos e músicas alusivas ao Natal, prometem cativar crianças e adultos e aquecer o espírito natalício.

A tenda que acolhe as festividades durante a semana funciona das 09h às 17h30, com actividades maioritariamente dinamizadas pela Ludoteca Municipal, e aos fins-de-semana das 14h às 20h.

O convite também é para reviver tradições natalícias. Assim, de 7 de Dezembro a 31 de Janeiro a Casa Municipal da Cultura e o Posto de Turismo têm em exposição “Os Presépios do Mundo”, colecção privada (de Miranda Garcia) doada à autarquia. A exposição apresenta presépios de artesões de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo e pretende demonstrar a diversidade de abordagens, de materiais utilizados e de proveniências.

No dia 14 de Dezembro (às 17h), o programa conta com o concerto de Natal com as Classes de Conjunto de Coro e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Seia, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

A par destas acções, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Nesta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela também volta a premiar as compras no comércio local.

O concelho é rico em festividades. Se na sede do município o Pai Natal assume o papel central, a aldeia de Cabeça dá primazia às tradições do Natal na montanha. Assim, de 7 de Dezembro a 1 de Janeiro, as pitorescas ruas desta Aldeia de Montanha voltam a engalanar-se com uma decoração simples e ecológica. Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

Na reta final do ano, a vila de São Romão volta a celebrar a Passagem do Ano com actividades ao ar livre, festa promovida pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Já em 2020, a chegada do ano novo é celebrado com o tradicional Concerto da Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 11 de Janeiro (às 21h30).