“Há falta de sensibilidade geral dos professores para a leitura literária”

O alerta é da professora Lúcia Barros, da Rede de Bibliotecas Escolares. O 2º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia termina este sábado no Estoril

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A presença de escritores nas escolas é “a cereja no topo do bolo” da promoção da leitura, mas ainda há “falta de sensibilidade geral dos professores para a leitura literária” e é preciso uma estratégia. O alerta foi deixado ontem por Lúcia Barros, da Rede de Bibliotecas Escolares, no primeiro debate do 2º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que decorre nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril.

Os debates arrancaram com uma mesa sobre o papel das bibliotecas escolares e dos escritores na promoção do livro e da leitura junto dos estudantes, que contou com a participação dos escritores António Mota, Clóvis Levi e da professora bibliotecária Lúcia Barros.

O objetivo é “levar a literatura para a sala de aula”, o que implica planeamento e o envolvimento de vários parceiros na promoção da leitura literária, sublinhou a docente, citada pela agência Lusa. Professores, famílias e escritores têm aqui um papel importante, sobretudo com visitas, encontros e sessões de leitura com os estudantes.

Clóvis Levi, escritor e professor brasileiro, disse que, por vezes, os escritores são “pessoas perigosas” no contacto com os alunos. “Propomos coisas que levam o estudante a pensar, a duvidar, a contestar. A leitura faz o menino mais esperto, não necessariamente mais culto, e fortalece o poder de fantasiar”, realçou. Já António Mota, com a experiência de 36 anos de visitas regulares a escolas, alertou que um autor “tem dois minutos para conquistar uma plateia”.

Lúcia Barros avançou que a Rede de Bibliotecas Escolares – que está a celebrar 20 anos – tem uma boa implantação e “tem sido feitos muito progressos”, mas “ainda há falta de sensibilidade geral dos professores para a leitura literária”.

De acordo com dados de 2015, disponibilizados na página oficial na Internet, a Rede de Bibliotecas Escolares conta com mais de 2.400 bibliotecas em escolas do ensino básico, secundário e profissional, abrangendo mais de 900.000 alunos.

Em termos geográficos, Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos que registam um maior número de bibliotecas implantadas em escolas. Bragança, Guarda, Portalegre e Vila Real são os distritos do continente com a menor presença de bibliotecas em ambiente escolar. “Não basta às escolas terem a biblioteca, é preciso dinamizá-la”, alertou a professora.

O Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia começou na segunda-feira, com a visira de escritores a escolas da região de Lisboa, prosseguindo esta sexta-feira e sábado (último dia) com debates.

Escritores, ilustradores, contadores de histórias da Língua Portuguesa e outros especialistas vão reunir-se com o objetivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

Entre os convidados estão Marina Colasanti (Brasil), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Maria Celestina Fernandes (Angola) e autores portugueses como Margarida Fonseca Santos, Luísa Ducla Soares, José António Gomes, António Mota, Mário de Carvalho, Afonso Cruz, André da Loba e Rachel Caiano. Os debates decorrem entre as 10:00 e as 18:00 horas e têm entrada livre.

No mesmo horário decorre a Feira do Livro, dedicada à infância e juventude, com ateliers infantis de narração e ilustração para as escolas dos concelhos de Cascais e Oeiras, orientados pelos autores presentes. No sábado, vão realizar-se oficinas de narração, ilustração e escrita e vai haver um espaço para a apresentação de livros por vários autores.

O espaço vai acolher também a Happy Readers, da McDonald’s Portugal. Trata-se de uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, com o intuito de promover o interesse pela leitura e os momentos de convívio em família, dando a conhecer o projeto Happy Readers, que disponibiliza, gratuitamente, com o Happy Meal, livros digitais interativos.

Este 2.º Encontro inclui ainda Oficinas de Escrita, Narração, Ilustração, Criatividade e Hiperleitura. A noite desta-feira vai ter animação especial, com sessões de contos.