LouzanSkyRace entra na lista de percursos certificados pela International Skyrunning Federation (ISF)

Publicidade

As 3 provas competitivas do LouzanSkyRace® terão lugar na Lousã entre 18 e 20 de Outubro.

A LouzanSkyRace®, organizada pelo Montanha Clube, conseguiu o título de percurso certificado pela Federação Internacional de Skyrunning.

O percurso de 25 km com 2000 m D+ teve de obedecer a uma série de parâmetros, como o tipo de terreno, a inclinação, a altitude ou as subidas verticais, para conseguir esta distinção e se juntar à lista de percursos certificados pela ISF em todo o mundo. A LouzanSkyRace® passa a figurar ao lado de corridas como a Gran Sasso em Itália ou a Buff Epic Trail em Espanha, numa lista de apenas 36, em que apenas duas são em Portugal sendo a LouzanSkyRace® a única em território continental. “Estamos conscientes da responsabilidade (…) e não está fora de questão a integração da prova nos circuitos internacionais ou mesmo no acolhimento de uma final do campeonato do mundo”, refere Tiago Lobo da Organização.

O evento começa no próximo dia 18 de Outubro com a recepção aos atletas, mas é no fim de semana que toda a ação se desenrola. No sábado às 9:00h os atletas estarão a postos para a Louzan 1000 com 7 km e 1000 m D+. Esta prova teve a sua primeira edição em 1999 e este ano está integrada no Circuito Skyrunner Portugal Series – Vertical sendo onde se disputará a Taça de Portugal – Vertical e a Taça de Portugal da Juventude. O percurso parte do centro da Lousã até ao ponto mais alto da Serra, o Trevim. No Domingo a partida da LouzanSkyRace é dada às 8 da manhã e uma hora mais tarde partem os atletas da LouzanSkyRace Mini com 15 km e 1000 m D.