Correr pelo míscaro e pela floresta

Publicidade

Corrida e caminhada realiza-se, no próximo dia 24 de novembro, em Aguiar da Beira
Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Trail do Míscaro, inserida no VII Certame Gastronómico do Míscaro em Aguiar da Beira, distrito da Guarda.

O evento desportivo, que promove as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta, apresenta as provas de Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km) e Caminhada (8 km) e espera meio milhar de participantes.

“No último ano contámos com 400 pessoas, de vários pontos do país, número que esperamos atingir este ano, com um limite máximo de 500 participantes”, revelou a organização, considerando a iniciativa “muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza”.

“Esta é uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas actividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realiza nesse fim de semana novembro.

Também, ao participar nesta corrida e caminhada estará a ser solidário com o meio ambiente, promovendo a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres. O Trail do Míscaro doará uma árvore por cada inscrito para a florestação do concelho, tendo já contribuído, nos últimos dois anos, para a plantação de mais de 500 árvores autóctones no território.

A presença no Trail do Míscaro 2019 poderá ser garantida até ao dia 17 de novembro, através da página oficial do evento – www.facebook.com/traildomiscaro, ou do portal acorrer.pt, onde, para além da plataforma de inscrições, consta também o regulamento e todos os pormenores da prova. A inscrição, obrigatória, inclui t-shirt oficial, banho, seguro, abastecimentos, almoço, prémios e sorteio de produtos.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.