O programa Setúbal Christmas Fest

Publicidade

No Parque do Bonfim, local onde decorre, até 5 de Janeiro, uma série de actividades, a maioria pensada especialmente para os mais novos, como uma pista de gelo, um circuito de arborismo, uma torre multiactividades, insufláveis, um carrossel, quickjump, air bungee, bem como pinturas faciais.

O Natal no Parque funciona, aos dias de semana, das 14h00 às 20h00 e, aos fins de semana, entre as 10h00 e as 20h00. A 24 e 31 de Dezembro encerra mais cedo, às 18h00, e está fechado ao público nos dias de Natal e de Ano Novo.

Os preços para patinar na pista de gelo são três euros para crianças até aos 12 anos e quatro para o restante público. Para o arborismo, torre multiactividades, insufláveis, air bungee e quickjump, os valores variam entre os três e os dez euros, conforme o número de utilizações.

Após algum tempo a ouvir os desejos natalícios das crianças, a receber beijos e abraços e a tirar fotografias, o Pai Natal regressou à Baixa, novamente em cortejo, para assistir ao espectáculo do acender das luzes da árvore de natal gigante, com 34 metros de altura, instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, próximo do coreto.

A árvore sadina, entre outras curiosidades, ostenta 48 mil lâmpadas LED azuis e brancas e 240 metros de luzes néon azul e começou a iluminar a cidade às 18h00, num momento simbólico antecedido de uma contagem decrescente feita pela apresentadora Maya, acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“Vão ser dias de muita animação, com um programa recheado de iniciativas”, afirmou a autarca.

“Vemo-nos por aí. Feliz Natal!”, gritou Maya para a multidão, que aplaudia enquanto as luzes azuis e brancas se acendiam.

O momento foi antecedido de uma actuação do Saint Dominics Gospel Choir, que, após o acender das luzes, encerrou o espectáculo com o tema célebre “Oh Happy Day”.

Os festejos concentraram-se, depois, na Praça de Bocage, onde um Mercado de Natal funciona até 24 de Dezembro, diariamente das 10h00 às 19h00, com cerca de quatro dezenas de casinhas de comércio de artesanato e produtos de gastronomia da região.

Entre 30 de Novembro e 23 Dezembro, o Mercado de Natal, dinamizado em parceria com a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, reserva, praticamente todos os dias, diversos apontamentos musicais, sempre a partir das 16h00.

Entre os artistas convidados estão Nuno Carpinteiro, que atua a 30 de Novembro, e, já em Dezembro, Zé Zambujo, nos dias 1 e 8, Marco Alonso Group, a 7, Rui do Cabo, a 14, a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, a 15 e a 22, e Luís Filipe Martins e São, a 16.

O programa musical do Mercado de Natal reserva, ainda, Quim Gouveia e Rui Rosado, que actuam no dia 17 de Dezembro, Deolinda de Jesus, a 18, Diogo Guima, a 19, a dupla Pedro Nobre e Gonçalo Mahú, a 20, Carla Lança, a 21, e o Coral Infantil de Setúbal, a 23.

Pelas ruas da Baixa, que acolhe, também, uma Fábrica de Brinquedos, no Largo da Misericórdia, para se visitar, realizam-se várias animações itinerantes a 30 de Novembro e, em Dezembro, a 1, 7 e 8 e entre os dias 14 e 23. As actividades decorrem entre as 15h00 e as 19h00.

De terça-feira a domingo, até 31 de Dezembro, um comboio de Natal, novidade na edição deste ano do Setúbal Christmas Fest, com início e fim na Casa da Baía e no Parque do Bonfim, percorre um circuito por onde se podem apreciar algumas das iluminações natalícias da cidade.

As partidas da Casa da Baía rumo ao Parque do Bonfim realizam-se às 13h30 e, entre as 16h30 e as 18h30, com uma cadência de meia em meia hora. As saídas do Bonfim realizam-se de hora a hora, no período compreendido entre as 15h00 e as 19h00.

Os bilhetes do comboio turístico custam três euros para crianças dos 5 aos 11 anos. Para o restante público, o valor sobe para os cinco euros.

Outras das novidades do certame é a Feira Popular de Natal, no Largo José Afonso, até 6 de Janeiro, que inclui diversões para toda a família e espaços de refeição.

A Feira Popular abre todos os dias às 14h00 e encerra às 24h00, com excepção dos dias 24 e 31 de Dezembro, em que as actividades funcionam das 10h00 às 18h00 e das 14h00 às 03h00, respectivamente.

Em Dezembro, a programação do Setúbal Christmas Fest prevê ainda um conjunto de concertos tradicionais de Natal em dois espaços culturais e em igrejas.

Nos dias 10 e 11, às 21h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe “Out Concert”, pelo Coral Luísa Todi. Os bilhetes custam dez euros para a plateia e sete para o balcão.

A sala de espectáculos volta a ser palco de dois concertos natalícios, um a 18, às 18h30, pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e o outro a 21, pelas 21h00, com a actuação da Orquestra Académica Metropolitana.

Na Casa da Cultura, dia 20, a formação Angelicus Duo, composta pela voz da soprano Filipa Lopes e pela harpa de Emanuela Nicoli actua a partir das 22h00.

O Duo João Mendonza, o Ensemble Vocal All’Ottava e o Quarteto Opus 28 actuam, respectivamente, a 13, na igreja de São Paulo, a 14, na de São Lourenço, e a 21, na de Nossa Senhora da Anunciada. Todos estes concertos são de entrada gratuita e têm início às 21h30.

Os coros da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, do Conservatório Regional de Setúbal e do Município de Setúbal “Afina Setúbal”, o Coral Infantil de Setúbal, o Coro Feminino TuttiEncantus e os grupos corais da Escola Secundária de Bocage e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense dão música na Igreja de São Sebastião, no dia 15, às 18h00.

A fechar a programação cultural, o evento natalício aposta, à semelhança de anos anteriores, no Cantar das Janeiras, a 3 de Janeiro, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, com interpretações do Coro do Município de Setúbal “Afina Setúbal” e dos grupos corais alentejanos Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos.

O programa festivo natalício organizado pela autarquia setubalense conta com a parceria da Azimute Radical e da Associação Baía de Setúbal e os apoios do comércio local, do Grupo SKEP, da Transportes Luísa Tody, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Santogal, do Alegro, da Universidade Sénior de Setúbal, da Capricho Setubalense e da ACTAS.