MANGUALDE RECEBE EXPOSIÇÃO “NOVAS EXPRESSÕES DO TERRITÓRIO”

Publicidade

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe a última etapa da exposição multimédia “Novas Expressões do Território”, promovida pela Rede Cultural Viseu Dão Lafões em parceria com a Binaural/Nodar. Depois de Oliveira de Frades, Satão, Nelas e São Pedro do Sul, esta exposição seguiu para Mangualde onde foi inaugurada no dia 3 de Dezembro pelas 14 horas e estará patente até 31 de Dezembro. Esta exposição audiovisual parte de um conjunto de criações artísticas realizadas a partir de recolhas efectuada em paisagens e junto das comunidades locais dos catorze municípios da região de Viseu Dão Lafões. As temáticas e narrativas apresentadas, propõem dimensões poéticas não literais do património cultural local.

O património cultural da região é constituído por uma malha densa de aspectos (lendas e tradições orais, fauna, flora, geografia e geologia, agricultura e criação de gado, floresta e baldios, artesanato, histórias do minério, música e cantos tradicionais, religiosidade popular, arquitectura tradicional, personalidades e contextos históricos, etc.), os quais são literalmente infinitos e partilhados pelos vários municípios da região Viseu Dão Lafões. “Novas Expressões do Território” é uma exposição contemporânea e audiovisual que parte de um conjunto de criações artísticas realizadas a partir de recolhas efectuadas em paisagens e junto de comunidades da região, fluindo temáticas e narrativas que propõem dimensões poéticas não literais, tentando assim escapar aos próprios lugares mais comuns do património.

O conceito da exposição associa vários elementos patrimoniais dos catorze municípios da Região de Viseu Dão Lafões, de Mangualde o destaque vai para “Sinos e arte sacra”.