Sabia que existem plataformas que permitem registar os seus avistamentos em Portugal?

Sabia que existem plataformas  que permitem registar os seus avistamentos em Portugal?
Guarda-Rios (Alcedo atthis), fotografia por José Valente Ferreira

A Plataforma Portugal Aves / E-bird permite o registo online das aves observadas em Portugal e também oferece aos utilizadores a possibilidade de efectuar pesquisas por espécie e local. Através da troca de informação entre observadores, a plataforma tem como objectivo melhorar a monitorização e análise de dados (distribuição, ocorrência e abundância) das espécies de aves observáveis no território nacional. O eBird é um projeto do Laboratório do Ornitologia de Cornell, sendo a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) a entidade responsável pelo projecto colaborativo existente em Portugal.

Esta iniciativa conta ainda com uma aplicação gratuita, disponível para iOS e Android, que permite inserção simples de dados a partir do campo, mesmo quando offline e ainda aceder a todas as listas de aves através de um smartphone.

No caso de observar uma espécie considerada rara ou acidental em Portugal, deve comunicar a ocorrência, através de fotografias ou descrição ao Comité Português de Raridades para que a espécie possa ser registada como observável em território nacional. As observações submetidas ao Comité Português de Raridades são compiladas anualmente e incluídas no Anuário Ornitológico da SPEA.

O anuário ornitológico é uma publicação anual permite os observadores de aves conhecerem os registos mais interessantes de ocorrência de aves em Portugal, assim como o relatório do Comité Português de Raridades e artigos sobre programas de monitorização ou actualidades de ornitologia.

Outra ferramenta muito interessante para os observadores de aves é a página Aves de Portugal, um sítio da internet onde também se encontram informações sobre as espécies de aves observáveis em Portugal, assim como, informações relativas aos locais de avistamento. O portal é um projecto totalmente voluntário, criado em 2008, com o objectivo de ajudar os praticantes de observação de aves a obter informação completa e actualizada sobre o tema. Actualmente, o portal Aves de Portugal possui um conjunto de informações e fotografias considerável, sendo uma ferramenta muito útil para que sem dedica a esta actividade.