Parque das Termas de Vizela
Localizado em plena zona ribeirinha de Vizela, o deslumbrante Parque das Termas foi construído entre 1885 e 1886 e nasceu fruto da inspiração do horticultor José Marques Loureiro e do jardineiro paisagista Jerónimo Monteiro da Costa. Neste belíssimo espaço destacam-se as suas arvores centenárias, tal levou a que fosse apelidado de pulmão da cidade de Vizela e ainda a distinção de Jardim Histórico.
O parque possui uma planta triangular, por onde se desdobram caminhos serpenteantes em terra batida. O lago é um dos seus destaques, mas até lá chegar passamos por pérgulas cobertas por glicínias, fontes e uma notável diversidade de arvores onde se destacam sequóias, cedros, tílias e magnólias de flor grande. Por todo o espaço há estruturas de lazer e descanso e ainda um court de ténis, parque infantil e minigolfe.
A recente revitalização do espaço levada a cabo pelo município, juntamente com o seu enorme valor patrimonial natural e histórico, levaram a Associação Portuguesa de Jardins Históricos a atribuir ao Parque das Termas de Vizela o estatuto de "Jardim Histórico".