Plantações e fábrica de chá da Gorreana - Ribeira Grande

Plantações e fábrica de chá da Gorreana - Ribeira Grande
Fotografia: Humphrey Muleva

Cultivada desde 1883, a plantação de chá da Gorreana é a mais antiga e uma das poucas culturas de chá da Europa. As extensas paisagens verdejantes dos cultivos marcam de forma sublime a identidade desta parte da ilha de São Miguel.

A Fábrica de Chá Gorreana oferece visitas guiadas às suas instalações e é um verdadeiro ecomuseu, por aqui as folhas de chá continuam a ser separadas e embaladas através de máquinas e técnicas centenárias, ao longo do percurso pelo espaço somos sempre acompanhados por um agradável e intenso cheiro a chá.

O chá foi trazido para a Europa pelos navegadores portugueses durante o século XVII que durante vários anos distribuíam este produto por todo o continente. Nos Açores, devido à decadência da produção de laranja, os agricultores decidiram procurar novas culturas mais rentáveis e o chá surgiu como uma opção viável, tendo a sua produção sido mantida até aos dias de hoje. Acredita-se que as primeiras sementes de chá foram trazidas do Brasil, para São Miguel, em 1820.