Vouzela presta homenagem às vítimas dos incêndios
Quatro anos após o grande incêndio de 2017, o município de Vouzela assinala mais uma vez a efeméride, com uma cerimónia evocativa de homenagem às vítimas. O programa está marcado para dia 15 de Outubro.
O início da homenagem acontece às 15h30 com a colocação de uma coroa de flores no monumento evocativo, junto ao Instituto Missionário Marista, em Vouzela. Segue-se, às 16h15, a homenagem às vítimas dos incêndios no cemitério de Ventosa. Posteriormente, às 17h15, a homenagem às vítimas dos incêndios no cemitério de Queirã. Por fim, às 18 horas, a Igreja Paroquial de Campia conta com a presença do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que vai presidir a uma celebração eucarística.
Segundo a autarquia, a iniciativa pretende “homenagear todos aqueles que foram atingidos por esta calamidade, honrando a memória dos que partiram e em reconhecimento de todos quantos lutaram para proteger as suas vidas, os seus bens e um território devastado pela força do fogo.”
O Incêndio de 15 de Outubro de 2017 foi particularmente devastador para o concelho de Vouzela tendo ocorrido oito óbitos, seis de residentes no concelho e dois em pessoas que circulavam na A25. A freguesia de Ventosa, com quatro fatalidades, foi a mais afectada por esta calamidade, que provocou ainda um rasto de destruição no território e prejuízos avultados.