Feira de São Mateus melhor que nunca

Publicidade

Decorre, entre os dias 8 de Agosto e 15 de Setembro, na cidade de Viseu a 627ª edição da Feira de São Mateus.

A maior e mais importante feira popular do país, em 2019, oferece ao público um cartaz de luxo onde figuram artistas internacionais como Ludmilla, Naitiruts e Gipsy Kings. A juntar aos últimos, Richie Campbell, Xutos & Pontapés, UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Mariza, Carolina Deslandes, Átoa, Fernado Daniel , Badoxa, Piruka e Jimmy P são os nomes mais sonantes da musica nacional, a subirem ao palco do certame.

Desde 2016 que o Município de Viseu e a Viseu Marca desenvolveram um projecto de revitalização e modernização para a Feira de São Mateus. A nível de estruturas vamos encontrar as novas esplanadas dos pavilhões de farturas, uma nova Roda Gigante com 30 metros de altura, assim como 90 stands refeitos. Estes melhoramentos aliados às intervenções anteriores, como por exemplo o novo Bairro da Restauração da Feira, vão de encontro ao objectivo do Município em tornar o espaço moderno, acessível e dotado das melhores condições, “visando a segurança e o conforto tanto para o publico como para feirantes” conforme referiu o Autarca de Viseu, Almeida Henriques, em intervenção na conferência de apresentação do certame.

 A conclusão da requalificação da Rua Padre Costa e da Porta do Sol Posto a par da preocupação com as questões ambientais também merecem destaque. Não só de modernidade se “feira” em Viseu, o legado histórico e cultural da mais antiga feira franca do país foi tido em conta, assim o reviver de antigas tradições e memórias é um dos pontos de interesse do evento, como o demonstram a continuidade do Concurso e Desfile dos Vestidos de Chita e Concurso de Fotografia reintegrado nesta edição.

Os números falam por si

Segundo dados fornecidos por estudo independente encomendado pelo Município, o volume total de negócios gerado pelo evento, quase duplicou face a 2014 e ascende a 82,1 milhões de euros. Quanto à empregabilidade “a feira é responsável pela criação de 270 empregos na economia do concelho, empregos continuados”, refere o Presidente da autarquia viseense, Almeida Henriques.

O gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado destacou o crescimento e a notoriedade cada vez maior do evento, referiu que: “desde 2015 a feira registou um crescimento de 40% em número de visitantes e de mais de 35% em número de entradas”.  O certame actualmente é uma referência nacional e internacional, uma aposta ganha pelo município, “A nossa feira de São Mateus mais bonita do que nunca, ela é a mesma de sempre, mas é hoje a melhor de sempre” declarou ainda Jorge Sobrado.