8º Festival da Truta de 12 a 14 de Julho

Publicidade

A Praia Fluvial de Fráguas será o palco de mais uma edição do Festival da Truta, a realizar nos dias 12, 13 e 14 de Julho, numa organização do Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com a União de Freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas e o Clube de Caça e Pesca de Frávegas.

Esta 8ª edição pretende, uma vez mais, realçar todo o potencial da Truta do Rio Paiva como um dos ex-libris do concelho, com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico.

Prática habitual nesta iniciativa, o repovoamento dos rios do concelho é o ponto de partida do festival, no dia 12, tendo por objectivos a manutenção do equilíbrio faunístico, permitir o desenvolvimento desta espécie piscícola e sensibilizar para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones.

O sábado, 13, inicia com Pesca no Paiva, realçando uma das actividades que melhor caracteriza estas terras do Alto Paiva, seguindo-se um almoço-convívio com os participantes. A tarde será preenchida com a actividade Andar&Correr Fráguas, pelas 18h, e que convida à prática da actividade física, durante uma hora, a caminhar ou a correr.

No domingo, dia 14, o certame abre com pesca livre e com expositores de venda de produtos regionais e artesanato e com o encerramento das actividades seniores “Mais Desporto, Mais Saúde”. A novidade deste ano é o 1º Concurso de Pintura “Pintar o Paiva” que decorrerá na aldeia de Fráguas, durante este dia.

A truta será o cartão-de-visita deste certame e poderá ser apreciada nos restaurantes e tasquinhas gastronómicas presentes no festival.

A animação do certame estará a cargo do Grupo de Concertinas Diatónicos, que actuam pelas 15h00 e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira que actua logo a seguir. Pelas 16h15, Augusto Canário sobe ao palco e promete animar com a sua música, as cantigas à desgarrada e a boa-disposição.

A par do 8º Festival da Truta, decorre nos restaurantes aderentes do concelho, de 12 a 14 de Julho, a Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria.

As inscrições para ocupação dos espaços de venda de produtos gastronómicos e de artesanato estão abertas até três de Julho ou até ser atingido o n.º máximo de participantes.