“A Grande Floresta” em São Pedro de Moel

Publicidade

A Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, recebe o espectáculo de animação de rua “A Grande Floresta”, protagonizado pelo grupo “Teatro do Mar”, nos dias 3 e 4 de Agosto, pelas 21h30, com entrada livre.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito da candidatura REDE CIMRL – Região de Leiria Rede Cultural.

A Grande Floresta é um espectáculo para todas as idades, cuja estreia ocorreu este ano. É uma alegoria ao nosso planeta, à humanidade que o habita e aborda a questão do abuso e desperdício dos recursos naturais, que sustentam a vida na Terra.

Centrado na problemática do consumismo/desperdício e na dos recursos limitados do planeta, aborda aspectos do comportamento humano (projectado nas aves) tanto pelo lado negativo e prejudicial (atitude de desrespeito pelos recursos naturais) como pelo positivo (a generosidade da Fénix e o reconhecimento das aves perante essa atitude).

As personagens, seis, de grande dimensão (entre 2,5m a 3m de altura), são pássaros habitantes de uma floresta. Atendendo à analogia que, nesta dramaturgia, o comportamento das aves estabelece com o dos seres humanos, o estudo morfológico de cada uma das aves inspira-se em características exacerbadas desse comportamento.

As personagens assumem características simbióticas de aves e homens, sugerindo estereótipos de personalidade e comportamento humano, percetíveis por todos os públicos.