Portugal defende título europeu nas ondas de Santa Cruz

Publicidade

A Selecção Nacional de Surf comandada por David Raimundo não quer entregar o estatuto de campeã da Europa a uma das outras 14 selecções que vai estar presente no Eurosurf 2019, que se disputa a partir de sábado (20 a 29 de Julho), nas praias de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

O surf nacional vai estar com os olhos postos em Santa Cruz a partir deste sábado, 20 de Julho, e até dia 29, a assistir ao Eurosurf 2019, campeonato da Europa de Surf disputado sob a égide da European Surfing Federation e que coloca a Portugal o desafio de revalidar o título nacional conquistado há dois anos, na Noruega.

Desta feita, em Santa Cruz, os portugueses terão pela frente um painel de 14 selecções, com habituais rivais como Espanha e França, mas também países menos conotados com o surf como Suécia ou Rússia.

A Selecção Nacional, dirigida pelo seleccionador David Raimundo, apresenta-se na máxima força nas modalidades de surf e longboard. Em surf, Portugal alinhará com Pedro Henrique, Pedro Coelho, Eduardo Fernandes, Mafalda Lopes, Francisca Veselko e Carolina Santos, enquanto o longboard ficará a cargo de João Dantas, campeão europeu em título, e Inês Martins.

As perspectivas, essas, são as melhores, garante David Raimundo, que espera repetir o “sucesso gigante” de 2017: “Portugal é o campeão europeu em título. O Eurosurf da Noruega foi um sucesso gigante, com o título colectivo e vários individuais, pelo que o objectivo principal passa pela revalidação do título nacional.”

Portugal apresenta-se com uma composição diferente este ano, sobretudo no surf feminino, com muita juventude, mas David Raimundo sublinha que a aposta é mais que segura: “A equipa nacional é constituída por um lote de várias surfistas e todas elas com enorme potencial. Optamos por umas ou outras consoante as circunstâncias. Temos nesta equipa Mafalda Lopes, líder do projunior europeu, a Carolina Santos e a Francisco Veselko que têm excelentes resultados internacionais e muita experiência, apesar de serem muito jovens, pelo que temos todas as garantias de uma equipa sólida e extremamente motivada.”