MONÇÃO, O NOSSO NATAL

Publicidade

Programa decorre entre 29 de Novembro e 31 de Dezembro.

O programa de Natal do Município de Monção iniciou-se no dia 29 de Novembro, pelas 18h00, com a abertura da iluminação natalícia, prolongando-se até 31 de Dezembro, com vários momentos culturais, musicais e recreativos alusivos à quadra festiva e religiosa.

Preparada pela autarquia monçanense com colaboração do movimento associativo e envolvimento dos comerciantes, a programação tem como objectivo celebrar o nascimento de Jesus Cristo e promover o comércio tradicional, incentivando a realização das compras de Natal nos estabelecimentos locais.

Nestes dias, as principais artérias da vila de Monção vão embelezar-se com materiais alusivos à época, transmitindo uma colorida sensação de alegria e luminosidade, sendo visíveis, a cada passo, motivos natalícios executados com criatividade e imaginação.

“Decorações de Natal”

Da programação, referência para a Exposição ao Ar Livre de “Decorações de Natal”. Participam 40 instituições/associações/clubes do nosso concelho que prometem apresentar decorações repletas de fantasia e envolvidas na magia da quadra. A localização dos trabalhos abrange o centro histórico e urbanizações envolventes. podendo ser visualizadas durante todo o mês de Dezembro.

Destaca-se ainda o Mercado de Natal, na Praça Deu-la-Deu, entre os dias 5 e 8, e a chegada do Pai Natal em bicicleta, em mota e de barco, nos dias 22 e 24. No dia da consoada, pelas 17h00, realiza-se também o habitual “Brinde de Natal”, da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores, na Praça-Deu-la-Deu.

Entre 20 e 30 de Dezembro, estão previstos miniconcertos musicais nas Varandas do Museu do Alvarinho, Casa do Loreto e Dr. Pinho, bem como nas Escadas do Postigo, junto ao Arquivo Municipal. Nesse mesmo período, a Praça Deu-la-Deu, decorada pela Plataforma de Arte e Cultura (PAC), serviço cultural do município, recebe insufláveis para crianças e a iniciativa “Sabores de Natal”.

Concertos de Natal em Monção e Tangil

Como é tradição, a Banda Musical de Monção e a Banda Musical da Casa do Povo de Tangil presenteiam os munícipes e visitantes com os habituais concertos de Natal. A primeira sobe ao palco do Cine Teatro João Verde nos dias 21 (21h30) e 22 (15h30). A segunda actua no Cento Cultural do Vale do Mouro no dia 21 (21h00).

A Prova Solidária S. Silvestre decorre no dia 28, com inicio às 19h00, unindo a Praça Deu-la-Deu, em Monção, à Praza do Concello, em Salvaterra do Minho. Quem quiser participar, apenas terá de entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os lados da fronteira.

Nesta programação de Natal, destacam-se ainda duas exposições alusivas à quadra festiva: entre 3 e 7, apresentação de trabalhos da APPACDM de Monção e, entre 3 e 20, mostra de pintura e presépios de Maria Albertina Santos. Ambas as exposições decorrem na Casa Museu de Monção/UM, no seguinte horário: terça a sexta, das 9h30 às 17h30, e sábados, das 14h00 às 19h00.