Nouvelle Vague voltam a Guimarães com espectáculo de celebração dos 15 anos da banda (7 Dezembro)

Publicidade

Passaram 15 anos desde que os Nouvelle Vague lançaram o seu primeiro disco, em que transformaram clássicos do rock em canções com alma jazzística. E no próximo dia 7 de Dezembro vão encher o palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) para um reencontro memorável. Começou aí (com o surgimento do seu álbum de estreia) uma relação intensa com Portugal, onde voltaram repetidamente, tendo mesmo lançado dois discos exclusivamente para o mercado nacional. Regressam ao local onde tantas vezes foram felizes, com os clássicos que os tornaram conhecidos e inéditos, que vão ser incluídos num novo disco a editar ainda este ano. Em palco, neste concerto acústico, estarão os músicos Marc Collin e Olivier Libaux – mentores deste projecto singular – e as duas vocalistas mais icónicas da banda, Phoebe Killdeer e Melanie Pain.

Em 2004, os Nouvelle Vague editavam o seu álbum de estreia, atingindo lugares cimeiros nos tops de vendas de música independente por cá e em toda a Europa, seguindo-se-lhe os Estados Unidos. 2019 marca os 15 anos desta efeméride e é também pretexto para uma digressão muito especial de celebração, em formato acústico, que passa por Portugal em Dezembro, no dia 7 em Guimarães (21h30).

Esta tournée, que percorrerá Portugal de norte a sul, tem um carácter ainda mais importante dada a relação próxima da banda com o público português, relação essa que (se explica, em parte, pela suavidade do registo bossa nova da sua música) começa com o primeiro concerto do colectivo, no Lux, em 2005, em que os bilhetes esgotam no dia em que são colocados à venda. Desde essa data que a história se repete a cada visita que a banda faz ao nosso país com todos os concertos esgotados.

A lealdade do nosso público é recompensada pela banda através da gravação e edição de dois discos ao vivo, Aula Magna (2 CDs e DVD) e Acoustic, disponíveis exclusivamente no mercado nacional e pela presença assídua no nosso país. Para celebrar o 15º aniversário, a banda de Marc Collin e Olivier Libaux presenteia-nos com uma tournée acústica, onde as suas vocalistas mais icónicas e acarinhadas, Phoebe Killdeer e Melanie Pain, serão as estrelas de noite e interpretarão temas clássicos e inéditos (temas esses a editar ainda este ano em vinil).

Nouvelle Vague é um colectivo musical francês criado pelo teclista Marc Collin e pelo guitarrista Olivier Libaux. O nome da banda joga com as palavras: refere-se à Nouvelle Vague, movimento do cinema francês dos anos 60, e à origem das suas canções (covers de músicas punk rock, pós-punk e new wave dos anos 80), submetidas ao filtro da Bossa Nova. Com duas vozes femininas – Melanie Pain e Phoebe Killdeer – este projecto único respira uma suave influência parisiense e um leve toque de cabaré e do Caribe. Reinventando o género das bandas de covers, trocam as voltas aos clássicos, vestindo-os com novas sonoridades que resultam em temas que pouco ou nada devem aos originais.

Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos pelo valor de 23 euros (2ª plateia) ou 25 euros (1ª plateia) nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e Loja Oficina (LO), bem como nas lojas Fnac e online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.